Você conhece os riscos do alto volume de gordura no sangue?
Você conhece os riscos do alto volume de gordura no sangue?
Você já deve ter ouvido falar sobre a gordura que pode se acumular no sangue e os malefícios que traz para a saúde. Apesar disso, ela não é completamente ruim: tem um papel importante no organismo — como na produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares.
O risco está na quantidade exagerada, que pode trazer diversos riscos à saúde. Continue lendo para saber mais!
A gordura no sangue e suas causas
Também conhecida como colesterol, divide-se em dois tipos. São eles:
- lipoproteína de baixa densidade (Low Density Lipoprotein – LDL): se deposita facilmente nas artérias, proporcionando risco de entupimento. É considerado mau colesterol;
- lipoproteína de alta densidade (High Density Lipoprotein – HDL): é conhecido como bom colesterol, pois ele ajuda a combater o LDL acumulado nas artérias.
O acúmulo de gordura no sangue pode ser decorrente de fatores como:
- idade avançada;
- sedentarismo;
- histórico familiar;
- obesidade;
- diabetes;
- fumo;
- má alimentação.
Cada um desses fatores apresenta grande influência no nível de colesterol do sangue e é potencializado quando combinado com outros. Além disso, alguns deles podem levar a outros problemas — a alimentação ruim e o sedentarismo podem aumentar as chances de diabetes e sobrepeso, por exemplo.
Principais problemas relacionados
O colesterol está relacionado a diversas doenças e riscos para a saúde que têm causas semelhantes ou são decorrentes uns dos outros. Veja:
- triglicérides: são uma reserva de energia do corpo. Adquirido pela alimentação ou pela produção do organismo, é importante, mas prejudicial se estiver em excesso (como o colesterol). Está relacionado a doenças cardiovasculares;
- dislipidemia: é causada pelo excesso de colesterol e triglicérides, e pode aumentar as chances de derrame e infarto;
- aumento de peso: estar acima do peso favorece o aumento do colesterol, tanto quanto o alto volume de colesterol favorece o aumento de peso;
- doenças cardiovasculares: o acúmulo de gordura no sangue aumenta as chances de infarto, hipertensão, angina e outros, pois o colesterol pode se acumular nas artérias e obstruir a passagem do sangue.
Maneiras de evitar o colesterol alto
Para manter um nível saudável de colesterol, o ideal é investir em práticas saudáveis. Entre elas:
- alimentar-se corretamente: fuja de alimentos como fast foods, frituras, manteiga, carnes vermelhas, carnes processadas. Em vez disso, invista em vegetais, feijões, legumes, frutas, aveia e grãos integrais;
- praticar exercícios: isso ajuda a diminuir os níveis de LDL e aumentar o HDL. Apesar de ser recomendada para todos, é especialmente importante para quem apresenta triglicérides alto;
- controlar o peso: perder alguns quilos já pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Lembre-se, porém, de fazê-lo de maneira saudável.
Não se esqueça de sempre consultar um médico para saber como se prevenir ou tratar problemas como esses. Especialistas — como nutricionistas, endócrinos e clínicos — são as pessoas mais indicadas para orientá-lo sobre como diminuir o volume de gordura no sangue e manter-se saudável.
Nossos hábitos influenciam diretamente o volume de gordura no sangue e podem contribuir para o aumento ou diminuição de outros problemas. Assim, o ideal é sempre consultar um especialista e procurar mudar seu estilo de vida.
Você já conhecia os riscos do colesterol? Compartilhe sua opinião deixando seu comentário aqui embaixo.