Vitamina D e demência uma correlação muito estreita.
Agosto de 2014
Pacientes mais velhos com niveis muito baixo de vitamina D tem aproximadamente 122% mais probabilidade de desenvolver demência (perda de memoria e de outras funções cognitivas) quando comparados com pacientes com níveis altos de vitamina D no plasma. Segundo os autores do trabalho, da Inglaterra, a correlação entre níveis de vitamina D e demência é muito forte.
Embora pesquisas anteriores tivesse descoberto este ligação-este trabalho conseguiu esta correlação com uma precisão muito maior do nível de vitamina D que parece ser relevante para um risco de demência.
Esta publicação dá-nos pistas valiosas sobre o tipo de aferições que devemos fazer e que temos de tratar a deficiencia de vitamina D no idoso.
Segundo o principal autor Dr. Llewe – Baixa vitamina D níveis “deviam tocar os sinos de alarme” que os pacientes estão em alto risco para a demência.
Interessante ao nos preocuparmos com está tão temível doença é também verificar outros fatores que aumentam sua incidência como os níveis da pressão arterial, de vitamina B12, hormônios tireoidianos, glicose e colesterol no plasma .sabemos que até 30 % das demencias são evitaveis ou trataveis. Precisamos é mais atenção nestes caso.