Vitamina C melhora função pulmonar em bebês de mães fumantes
Cerca de metade das mulheres que fumam não interrompem o vício durante a gravidez. Para minimizar os efeitos perniciosos no desenvolvimento dos pulmões dos bebês, pesquisadores americanos testaram suplementos de vitamina C. Eles relataram resultados positivos no Periódico da Associação Médica Americana (Journal of the American Medical Association, JAMA).
Cientistas da Universidade de Ciências & Saúde no Oregon, Portland, forneceram suplementos de vitamina C a 89 fumantes grávidas e 90 receberam um placebo. Cento e cinquenta e nove crianças de mães fumantes (entre as quais 76 que receberam vitamina C) foram, então, comparadas a 76 neonatos de não fumantes.
Os médicos descobriram que Vitamina C melhora função pulmonar em bebês de mães fumantes que
demonstraram melhores resultados nos testes de função pulmonar do que os filhos de sujeitos que receberam placebo. Além do mais, os bebês apresentaram menos sibilo respiratório durante seu primeiro ano de vida. Entretanto, não foram notadas diferenças nos testes de função pulmonar após um ano entre os dois grupos.
“Mesmo sendo a interrupção do fumo o principal objetivo, a maioria das gestantes continua a fumar, apoiando a necessidade de uma intervenção farmacológica”, escrevem os autores liderados por Cindy T. McEvoy. A administração de vitamina C pode ser uma abordagem simples e de baixo custo. Leia neste site 10 coisas sobre o fumo