Vicio em alimentos

Vicio em alimentos

Há um debate científico se alimentos pouco saudáveis ​​e altamente processados ​​são viciantes e se isso contribui para comer demais e obesidade.

AUMENTE SUA MASSA MUSCULAR

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

 

Esteira > de 2500,00

https://amzn.to/3SgTDr7

 

Há fatos já estabelecidos : Vicio em alimentos

  • Existe alimentação que provoca comportamento semelhante à dependência; 
  • Há substâncias nos alimentos que contribuem para comer mais e portanto geram obesidade; e 
  • As práticas da indústria de alimentos também contribuem para este fenômeno.
vicio em alimentos
vicio em alimentos

  Sabemos, no entanto, que a obesidade, é uma condição com causa multifatoriais e que não tem causa única. É fato que a alimentação viciante não é sua única causa.

Identificar os alimentos que produzem comportamentos semelhante à dependência, seria benéfica para o paciente e a sociedade.

Os alimentos altamente processados além de viciantes não são saudáveis. São ricos em produtos químicos, sal açúcar e gorduras.

Estes produtos contêm, inúmeras substancias químicas para dar cor, aspecto e sabor de alimentos. Há inclusive adição de agentes químicos com efeito direto no sistema nervoso central aumentando o poder viciante do alimento.

Algumas pessoas são predispostas há um comportamento alimentar semelhante ao que vicia.

Esta patologia é caracterizada por controle diminuído sobre o consumo, desejos fortes e consumo excessivo. E apresenta também, repetidas tentativas fracassadas de controlar a ingestão.

É mais frequente em indivíduos com obesidade, mas não é sinônimo de obesidade.

Personalidades relacionados a substâncias e vícios contribuem claramente para comer em excesso e obesidade- vicio em alimentos

As práticas da indústria que estimulam um ambiente alimentar dominado por alimentos pouco saudáveis e com alto teor de energia são os maiores contribuintes para a obesidade. Estes alimentos causam dependência. e vicio alimentar.

Em outras palavras, não há dúvidas de que alimentos altamente processados. Que são ​​compostos principalmente de altas concentrações de carboidratos refinados e gorduras são um fator chave no desenvolvimento de um comportamento alimentar semelhante ao de dependência.

As intervenções para tratar a obesidade geralmente visam a ingestão de energia e / ou gasto de energia.

Seria de grande ajuda se   a sociedade proporcionasse mais alternativas de alimentos saudáveis e menos rico em energia.

Sabemos que a alimentação do tipo viciante resulta de uma interação de atributos alimentares. Quer dizer que, fatores de risco individuais e padrões comportamentais de consumo, reforçam este tipo de comportamento..

Alertar os pacientes da condição viciante de alguns tipos de alimentos deve fazer parte obrigatoriamente de qualquer programa de reeducação alimentar.

É importante percebemos que a exposição há este tipo de alimentos ocorre desde cedo e em todas etapas da vida. Ocorre na infância, na gravidez, na vida adulta e na velhice.

Resumindo:  
Existe um comportamento alimentar de dependência.

• Os atributos da comida, as diferenças individuais e os padrões de comportamento de consumo contribuem para a alimentação viciante.

• A obesidade é um distúrbio com muitas causa; o comportamento alimentar do tipo vicio é muito importante para um subgrupo de pessoas com obesidade.

Comportamentos alimentares semelhantes aos que causam dependência não ocorrem apenas em indivíduos com obesidade.  Mas é mais frequente em pessoas com obesidade.

• Mecanismos implicados em transtornos relacionados a substâncias e vícios desempenham um papel importante na alimentação excessiva.

As práticas da indústria alimentícia são os principais contribuintes para o aumento das taxas de alimentação viciante e obesidade.
  • Outras indústrias contribuem para a obesidade, por exemplo, empresas de mídia que promovem o tempo de tela (o que pode contribuir para diminuir a atividade física).
  • Lidar com a obesidade requer uma abordagem multifacetada que visa uma variedade de fatores contribuintes. A indústria de alimentos deve ter como objetivo melhorar a qualidade dietética dos alimentos e parar de focar nas populações vulneráveis ​​(por exemplo, crianças) para a comercialização de alimentos viciantes e ​​pouco saudáveis.
  • • Uma perspectiva de saúde pública voltada para o meio ambiente seria fundamental para reduzir a obesidade e a alimentação viciante.• Alimentos altamente processados ​​são mais eficazes em envolver os sistemas cerebrais relacionados à recompensa. Por esta razão têm maior probabilidade de serem consumidos de forma viciante do que alimentos minimamente processados.
  • Altas concentrações de carboidratos de rápida absorção (alto índice glicêmico) e gordura são a base da natureza viciante desses alimentos altamente processados. Isto é ainda mais reforçada pelo sal e outros aditivos de sabor.Os esforços para prevenir a obesidade devem se concentrar na prevenção ambiental (por exemplo, proibir refrigerantes e doces nas escolas).

Dr Joffre Nogueira Filho  011 3885 5066

www.drjoffre.com.br

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas mais severas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

 

Receba artigos em sua caixa postal!

Esteja atualizado toda vez que publicarmos um novo artigo 😎

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH