VICIADOS EM CHOCOLATE
https://www.drjoffre.com.br/vicio-em-alimentos/OBESIDADE OU VÍCIO DE COMER ?
VICIADOS EM CHOCOLATE ? O Obeso tem uma doença não uma falta de carater! O que mais incomoda o paciente é um sentimento de culpa por estar acima do peso. E nãao é culpa dele. Como ser baixinho ou ter miopia não é escolha. Não ha porque ter culpa ou vergonha.
viciados em chocolate – Segundo o IBGE, mais da metade dos brasileiros estão com excesso de peso ou obesidade., Nos Estados Unidos já ultrapassou 70%.
Nossa cultura coloca que os gordos são mentirosos e preguiçosos; andam pouco e comem mais do que confessam. E muitos se dizem VICIADOS EM CHOCOLATE !
Quando alguém com excesso de peso procura ajuda médica, muitas vezes a única prescrição que leva para casa é a de reduzir o número de calorias ingeridas.
Esta é uma recomendação que sempre leva ao fracasso. É o mesmo que aconselhar o alcoólatra a beber com moderação. Quem consegue controlar a compulsão para comer ou beber não engorda nem fica bêbado. Obesidade pode ser um vício de comer.
A visão atual compara a neurobiologia da obesidade à da compulsão por drogas, como cocaína ou heroína. Por isso tantos se declaramVICIADOS EM CHOCOLATE
Por quê há VICIADOS EM CHOCOLATE?
Normalmente quando a fome aperta, hormônios liberados pelo aparelho digestivo ativam os circuitos cerebrais de recompensa localizados no cérebro. Em um local que se chama núcleo estriado. Essa área contém concentrações elevadas de endorfinas, que são os hormônios que nos dão a sensação de prazer.
À medida que o estômago se distende e os alimentos progridem no trato digestivo, há liberação de outros hormônios que reduzem gradativamente o gosto (o prazer) que a refeição traz, tornando os alimentos menos atraentes.
Os hormônios que estimulam ou diminuem o apetite agem provocando o ajuste fino dos prazeres à mesa.
Carboidratos e alimentos gordurosos alteram esta ordem. São capazes de excitar sensorialmente o sistema de recompensa a ponto de deixá-lo menos sensível a ação dos hormônios que “desligam a fome”.
Esse mecanismo explica por que mesmo após uma grande refeição o doce ainda nos apetece.
O chocolate é um exemplo de que quando um alimento tem carboidratos e gorduras junto fica quase irrestivel. – VICIADOS EM CHOCOLATE
Na natureza não há combinação de açucares e gordura em um mesmo alimento.
O melhor processo que conheço para diminuir a avidez por chocolate é comer doces só com carboidratos antes de comer o chocolate.
Nas primeiras vezes que voce fizer isso comerá o doce e o chocolate. Mas em alguns dias , perceberá que o volume comido de chocolate diminuirá. Mais algum tempoa ( dias) voce começara a percebr que a vontade do chocolate desparecerá apos comer os doces.
Isto vai ficando mais frequnte e mais tranquilo com o passar do tempo.
Experimente. e me eavise. opine! meu email está no fim do texto
Estes doces são preferencialmente os doces em compota ( figo, goiaba, abacaxi, pessego etc) ou doces “caipiras” : doces de abobora, cidra, laranja, etc . Diferentemente do que a visão leiga tem destes doces eles não tem muitas calorias. As caloria são principalmmente encontrada nas gorduras e não no açucar ( ou farinhas).
À medida que ganhamos peso, aumenta no organismo, os hormônios leptina, insulina e outros supressores do apetite.
Este fenômeno faz com que o corpo “se acostume” com níveis mais elevados dos hormônios que deveriam diminuir a fome Provoca uma insensibilidade aos hormonios isto faz com que não responda a ação destes hormônios.
Nos obesos, os sinais hormonais de saciedade são menos ativados em reposta a quantidade de alimentos no estômago, exigindo quantidades cada vez maiores para cessar a fome.
Pessoas obesas precisam comer mais para experimentar a mesma sensação de plenitude gástrica que os magros sentem, com quantidades menores.
Como publicado no Scripps Research Institute, da Flórida: “A obesidade não é causada por falta de força de vontade. Como nas drogas causadoras de dependência, a compulsão pela comida provoca uma realimentação nos centros cerebrais. Quanto mais calorias você consome, mais fome sente e maior é a dificuldade para aplacá-la”.
Os viciados em chocolate não nos lembram a dependência química?
Que aprisiona dependentes de nicotina, cocaína, álcool ou heroína?
O efeito sanfona não é comparável às recaídas dos usuários dessas drogas? O mecanismo de recompensa é o mesmo para qualquer vicio químico e a comida se inclui entre eles.
Durante milhões de anos, a sobrevivência da noss especie esteve ameaçada pela falta de alimentos. Como ativar a saciedade era preocupação secundária, a seleção natural privilegiou aqueles que tinham mecanismos cerebrais mais eficientes em estimular a fome do que em suprimi-la.
Pode ter certeza que entre todos seus ancestrais só sobreviveram aqueles em que os mecanismos de comer mais e comer mais calorias eram mais fortes e eles nos passaram esta herança. Todos nós não temos, com certeza, nenhum antepassado “elegante”, magro.
Os avanços da culinária, a fartura, a disponibilidade de alimentos industrializados ricos em gorduras e carboidratos. Mais a criação das gorduras trans, a sisponibilidade de sucos, refrigerantes, biscoitos e salgadinhos ao alcance das crianças.- Tudo isso nos leva a mais obesidade na sociedade.
A cultura de passar horas à mesa e a vida sedentária, criaram as condições ambientais para a epidemia de obesidade que se espalhou em todo o mundo.
Dr. Joffre Nogueira Filho
www.drjoffre.com.br
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho
Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:
Whey protein baunilha
Kit para musculação até 20 kg