Tratamento medicamentoso da osteoporose
A osteoporose é causada pela redução da massa óssea promovendo um aumento da fragilidade do osso que aumenta o risco de fraturas.
O tratamento consiste em manter em níveis adequados a vitamina D e a ingestão de alimentos com cálcio. Se a ingestão é menor do que a aconselhada para cada caso deve se suplementar com a ingestão de cálcio em apresentações farmacêuticas.
Novidade no tratamento da osteoporose
Uma estratégia muito boa que estamos utilizando é a prescrição por alguns anos de medicamentos que aumentem a massas óssea ( veja o denasumabe, neste artigo) e a seguir os bifosfonados que impedem a reabsorção. Esta técnica tem diminuído consistentemente e por longo tempo a massa óssea de pacientes osteoporóticas.
Medicamentos
Bifosfonados
Em uma “família” dos bifosfonados existem os alendronatos e os risedronatos de sódio que tem apresentação para o uso diário, semanal e mensal. Devem ser tomados em jejum, com agua da torneira ou filtro (não serve a mineral, ou chás, sucos, café etc.). Não deitar e não tomar a refeição por 30 minutos. Há ainda os ibrandonatos cujos comprimidos mensais exigem 60 minutos sem deitar e sem tomar o café da manhã e que tem a apresentação em solução para injeção endovenosa a cada três meses. Ainda nesta família há o acido zoledronico que tem a apresentação de solução endovenosa lenta e de aplicação anual. Esta família é muito boa, tem bons resultados, mas necessita de alternância com outras medicações após alguns anos de uso.
Denasumabe
O denasunabe é uma injeção subcutânea semestral praticamente indolor e que aplico no consultório. Seu nome comercial é PROLIA . Atualmente é o que tem minha preferencia. Tem o beneficio de ação por 6 meses sem os inconvenientes das tomadas diárias. diferente da classe anterior que impede a reabsorção ( destruição ) ossea. O prolia aumenta a massa ossea.
Raleato de estrôncio
Raleato de estrôncio é um sache para tomar-se, diariamente, duas horas após o jantar.
Raloxifeno
Raloxifeno- é um modulador da ação dos estrógenos, comprimidos diários de 60 mg.
Teriparatida
Teriparatida (hormônio da paratireoide) em injeções subcutâneas de uso diário.
Não esquecer que o Tratamento medicamentoso da osteoporose não pode prescindir da atividade fisica, ingestão de leitee calcio e é impre sendivel a manutenção de niveis otimos de vitamina D. a administração ou ingestão do magnésio tambem deve ser monitorada
Dr . Joffre