Tireoidite de Hashimoto predispõem ao câncer da tireoide
A tireoidite de Hashimoto (TH) é a forma mais frequente de doença tireoidiana que leva ao hipotireoidismo. E uma doença extremamente frequente.
A própria TH por apresentar um aumento de células linfocitárias (células que demonstram inflamação), já tem um risco potencialmente aumentado para câncer de tireóide.
Estudos recentes têm demonstrados que nódulos com infiltração crônica dos linfócitos, com frequência faz parte de um processo de malignização do nódulo.
Resultados
Foram reestudados 9.851 pacientes consecutivos com 21.397 nódulos maiores de 1 cm que foram submetidos à avaliação do nódulo entre 1995-2017.
Do total de pacientes 27 % foram diagnosticados como TH.
No total, 3.895 nódulos HT e 10.168 nódulos não-HT foram biopsiados.
A prevalência de citologia maligna foi maior no grupo HT versus não-HT Maligno: 10,0% vs. 6,4%,
Por fim, o risco de qualquer nódulo se mostrar maligno foi significativamente elevado nos portadores de TH. Esta maior frequência de câncer em nódulos de portador de TH foi igual quer o paciente apresentasse 1 ou mais de um nódulo.
Conclusão
Conclusão: A tireoidite de Hashimoto aumenta o risco de malignidade da tireoide em qualquer paciente que se apresente para avaliação do nódulo. A heterogeneidade ultrassonográfica difusa e / ou a positividade de anticorpos devem ser usadas para a avaliação de risco no momento da avaliação.
Dr. Joffre Nogueira Filho Endocrinologista,, Nutrólogo, Procedimentos em Estética
al lorena 638 cj 91 (11) 3885 5066
facebook\clinicadrjoffrenogueira
Youtube.com/c/joffrenogueirafilho
Dr.joffre@uol.com.br
Compulsão alimentar, fome à noite ou alterações na flora intestinal podem ser os grandes vilões da obesidade.https://conteudo.drjoffre.com.br/causas-nao-alimentares-obesidade
>> Baixe grátis o e-ebook e saiba mais AQUI! <<