Testosterona envolvida na depressão da menopausa.
É muito frequente que os sintomas depressivos aumentem durante a menopausa. Já se sabia que isto ocorria por uma alteração no equilíbrio hormonal. Pesquisadores dos EUA acabam de descobrir que isso pode estar associado ao aumento “relativo” da testosterona. É dito relativo pois não há aumento da produção dos hormônios masculinos, mas há
diminuição da produção dos hormônios femininos faz com que a atuação deles seja maior. O resultado que foi apresentado pela International Federation of Fertility Societies/American Society for Reproductive Medicine em Boston, não se aplica a todas as mulheres. Isto volta a reforçar que cada paciente é única e precisa ter seu equilíbrio hormonal cuidadosamente avaliado pois até a Testosterona envolvida na depressão da menopausa.
O estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia (Filadélfia) incluiu 400 mulheres acompanhadas por 14 anos. O estudo revelou que quando o nível de testosterona aumentava, também aumentavam os sintomas de depressão – mas somente nas mulheres caucasianas.
O equilíbrio hormonal nesta fase é bem complexo o que obriga a se ter mais cuidado nas prescrições desta fase da mulher.