Ter sobrepeso piora o efeito do estresse
O corpo de uma pessoa com sobrepeso apresenta uma resposta mais forte ao estresse.
Este é o resultado de um estudo americano publicado na “Brain Behaviour and Immunity”. Este achado oferece outra explicação parcial sobre porque pessoas com sobrepeso apresentam uma maior probabilidade de apresentar doenças relacionadas ao estresse como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Pesquisadores da Universidade de Massachusetts realizaram testes de estresse em 67 participantes no decorrer de dois dias. A medição dos níveis de marcadores de inflamação (IL-6) no início do teste mostrou que, conforme esperado, as pessoas com sobrepeso apresentavam níveis iniciais mais elevados.
No primeiro de dia de teste, as pessoas com peso normal e pessoas com sobrepeso reagiam de forma semelhante ao estresse, a despeito dos diferentes níveis basais. Contudo, no segundo dia, as diferenças significativas ficaram aparentes: enquanto o nível de IL-6 de participantes magros continuava inalterado, ele duplicou nas pessoas com sobrepeso. Em geral, a correlação entre o IMC e a IL-6 nos dois grupos de peso foi linear: quanto maior o IMC, maior a IL-6.
Já se sabia que indivíduos obesos e com sobrepeso apresentam uma inflamação crônica de baixo grau, mas agora, parece que se se acrescentar estresse à mistura o problema duplica.