Sobre a ingestão de suplementos…
Suplementos alimentares
Os aminoácidos essenciais são: treonina, metionina, valina, leucina, isoleucina, fenilalanina, tirosina, triptofano e lisina. Esses aminoácidos não são produzidos pelo corpo, e devem ser consumidos através da dieta, em proporção individual para cada pessoa. As necessidades proteicas aumentam, de maneira geral, em pessoas que se submeteram a grandes cirurgias ou queimaduras, grávidas e crianças em fase de crescimento.
Proteína extra na dieta não constrói mais músculos, ao passo que mais exercícios sim. Quantidades excessivas de proteína serão ou metabolizadas para fornecer energia ou armazenadas na forma de glicogênio ou gordura, pois o ser humano não tem capacidade de armazenar proteína muscular como tal. Pessoas fisicamente ativas podem necessitar de mais proteína que o recomendado, porém quantidades excessivas não são garantia de maior ganho de massa muscular.
Os aminoácidos de cadeira ramificada (ou seja, BCAA) são a leucina, isoleucina e valina. Eles são encontrados em alimentos de origem animal e raramente estão em quantidade limitante na dieta. Em períodos de estresse metabólico podem participar da síntese proteica. Uma das hipóteses para a utilização de BCAA é induzir uma redução da taxa de passagem dos precursores da 5-HT (precursor da serotonina) pela barreira hematoencefálica, ou seja: registrandro efeitos positivos sobre o desempenho de resistência.
Mas a ingestão de carboidratos continua sendo mais importante para a síntese muscular e para a o desempenho de resistência.
Já a glutamina pode ter alguma participação na melhora da imunidade, principalmente se o indivíduo tiver uma saúde frágil. Caso contrário, o corpo é capaz de produzir glutamina. Para o ganho de massa magra, não há efetividade.
Sobre a ingestão de termogênicos…
Mesmo os termogênicos com novas fórmulas não são recomendados. Mesmo sem conter o DMAA, eles tem substâncias que são vasodilatadoras, o que pode trazer grandes riscos a saúde. Além disso, algumas substâncias que prometem promover a lipólise (ou seja, quebra de gordura) não são efetivas. As promessas de perda de gordura em regiões específicas não passa de uma artimanha comercial, e o uso equivocado desses termogênicos podem levar a morte ou sequelas como acidente vascular cerebral, problemas cardíacos e outros – até em indivíduos saudáveis,
Reduzir os percentuais de gordura requer um treino efetivo, e uma alimentação equilibrada, e que contenha carboidratos, não somente shakes de whey protein ou outros.
Marina Nogueira
Nutricionista Clínica e Esportiva