Suplemento vitamínico esta associado a aumento do risco de morte
Jaakko Mursu, PhD, do Department of Health Sciences, Institute of Public Health and Clinical Nutrition at the University of Eastern Finland publicou no Archives of Internal Medicine no número 10 que suplementos vitamínicos principalmente com vitamina B6, AC fólico, assim como minerais como ferro, magnésio, zinco e cobre se associam á maior risco de mortalidade.
Foram estudadas mais de 38 000 mulheres entre 55 e 69 anos de idade e o uso de multivitamínicos se associou a 2,4 % de aumento de mortalidade comparado com as que não tinham tomado vitaminas sem prescrição médica. Vitamina B6, AC fólico, ferro, magnésio, e zinco foram associados com 3% a 6% de aumento de risco de morte por todas as causas, enquanto que a tomada de cobre promoveu um aumento de mortalidade de 18%.
Em contrapartida a tomada de cálcio diminuiu o risco de morte em 3,8%.
Recentemente o Dr Drauzio Varella escreveu sobre este titulo no jornal A folha de São Paulo corroborando estudos já publicados á mais de 10 anos.
A epidemia de tomar multivitaminicos nacionais ou estrangeiros está disseminado principalmente nas classes sociais mais abastadas. E é um grande erro.
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho