Sono insuficiente torna as crianças obesas
Sono insuficiente torna as crianças obesas
O resultado de um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts em cooperação com a Universidade de Harvard publicado no periódico “Pediatrics” mostra que sono insuficiente torna as crianças obesas.
Os pesquisadores analisaram dados do projeto de longo prazo “Viva”, que consistiu em entrevistas pessoais, questionários e estudos realizados desde o nascimento até a idade de sete anos. Encontraram correlação entre as crianças que tiveram menor tempo de sono e níveis mais altos de medidas corporais relacionadas à obesidade (altura, peso, gordura corporal, gordura abdominal, massa corporal magra, circunferência da cintura e quadril).
A associação foi encontrada em todos os grupos etários, o que levou à conclusão de que não havia fase crítica para a ligação entre sono insuficiente e obesidade. O problema estava particularmente disseminado em famílias de baixa renda, entre mães com menor grau de instrução e entre minorias étnicas.
Segundo a autora principal Elsie Taveras, os pais devem ser conscientizados do fato de que sono regular, suficiente e de boa qualidade é essencial para seus filhos.veja mais sobre obesidade.