Risco de ataques cardíacos diminui em vizinhança amigável
Risco de ataques cardíacos diminui em vizinhança amigável
– Manter um bom relacionamento com os vizinhos tem um impacto positivo sobre o risco de ataque cardíaco, foi a conclusão de pesquisadores norte-americanos em um novo estudo. De acordo com os cientistas da Universidade de Michigan, a diferença no risco é comparável à de fumantes em relação a não fumantes. Os achados foram publicados no “Journal of Epidemiology and Community Health”.
A equipe analisou mais de cinco mil participantes sem histórico de doença cardíaca (dois terços eram mulheres, a idade média foi de 70 anos). Os participantes foram rastreados por cinco anos. No começo do estudo, foi pedido que os participantes classificassem, em uma escala de 1 a 7, quanto eles se consideravam aceitos pela vizinhança, quanto sentiam que poderiam procurar os vizinhos para pedir ajuda ou quanto os vizinhos eram amigáveis.
Depois, os pesquisadores examinaram 148 falecimentos provocados por ataques cardíacos e constataram que os participantes que tinham melhores relacionamentos com seus vizinhos apresentavam 67 por cento menos risco de sofrer um ataque cardíaco.
Segundo os pesquisadores, a coesão social na vizinhança, além de amigos e família, é importante. Manter bom relacionamento, tal como manter-se em forma, é bom para a saúde.