Regime diminui o risco de metástases.
restrição de calorias reduziu a formação de metástases
Regime diminui o risco de metástases. Um estudo com camundongos que sofreram de câncer de mama bem agressivo mostrou que a restrição de calorias reduziu a formação de metástases. O estudo foi publicado na “Breast Cancer Research and Treatment” (Pesquisa e tratamento do câncer de mama).
Pesquisadores na Universidade Thomas Jefferson na Filadélfia alimentaram os animais de laboratório com 30 por cento menos calorias do que normalmente consumiam. Isto resultou em uma produção reduzida do aparelhamento genético que favorece o aparecimento e crescimento das metástases. Os gens alterados eram precisamente os que provocavam o aumento da agressividade, no câncer de mama estudado. A alteração deste padrão genético levou a um aumento na produção de proteínas que protegem as células, protegendo-a como se fosse uma espécie de gaiola, ao redor do tumor, tornando mais difícil para células cancerosas escaparem e espalharem-se para novos locais no corpo.
Normalmente, pacientes com câncer de mama são tratados com uma combinação de drogas e hormônios que, no entanto, podem causar um metabolismo alterado que pode levar ao ganho de peso.
Estudos estão agora sendo conduzidos para mostrar se os resultados podem ser verificados em humanos. Em contraste com um medicamento direcionado especificamente para esta alteração genética, a restrição do consumo de calorias pode ser uma alternativa para desengatilhar mudanças em outros tipos de câncer e é livre de efeitos colaterais.veja mais