Qualquer dieta serve?
Interessante estudo publicado em 2009, colocou mais de 800 pacientes com sobrepeso/obesidade em regime por 2 anos, foram dadas quatro diferentes tipos de dietas, todas resultando em uma quantidade calórica menor em 750 Kcal/dia que a necessária para o individuo se manter:
- Baixa quantidade de gordura + quantidade normal de proteína
- Baixa quantidade de gordura + quantidade aumentada de proteína
- Quantidade alta de gordura + quantidade normal de proteína
- Quantidade alta de gordura + quantidade alta de proteína
E então Qualquer dieta serve? – Todos perderam o mesmo peso, ou seja: qualquer combinação destes macronutrientes – leva ao mesmo resultado. O importante é a diferença calórica. Algumas dietas com altos níveis de proteína/gordura podem proporcionar mais saciedade, mas isso não as torna mais emagrecedoras.
O interessante foram alguns “detalhes”:
Geralmente as DIETAS – principalmente restritivas – leva há uma redução de peso nos primeiros meses. Mas após o primeiro ano, quem fez as dietas tende a reganhar o peso. Isso porque há dificuldade em aderir às recomendações e por aumentar hormônios que aumentam a fome e diminuem o gasto calórico. Além disso, dietas extremamente restritivas podem levar a diminuição do gasto energético, principalmente pela perda de musculo que elas promovem.
A solução para este impasse é a atividade física. Melhor ainda é manter se com algum exercício na fase em que se está perdendo peso- fazendo com que o organismo queime mais gordura e menos massa muscular. A alimentação deve ser orientada para colocar o consumo em níveis que propiciem o retorno da taxa metabólica para níveis normais.
Veja mais no : https://www.drjoffre.com.br/?s=causas+da+obesidade