Pressão arterial.
De longo tempo que há uma discussão sobre quais os níveis de pressão arterial máxima (sistólica) são o ideal. Os meus pacientes sabem que sempre pretendo pressão menor que 140. O trabalho a seguir vem corroborar meus esforços para conseguir estes níveis pressóricos.
Reduzir a pressão arterial sistólica abaixo da faixa recomendada pode também reduzir o risco de hipertrofia ventricular esquerda. Este é o resultado de um estudo norte-americano publicado na revista “Hypertension”.
Pesquisadores da Carolina do Norte acompanharam mais de 4000 pacientes no estudo sobre hipertrofia ventricular. Os participantes eram adultos de meia-idade e idosos com diabetes tipo 2. Metade da amostra dos participantes foi atribuída a um regime de pressão arterial direcionado ao valor padrão recomendado de 140 mmhg, e a outra metade foi atribuída a um tratamento mais intensivo direcionado para a redução abaixo de 120 mmhg.
Após 4,4 anos de terapia, o grupo que recebia tratamento intensivo apresentou um risco 39 por cento menor de hipertrofia do ventrículo esquerdo, que é um sinal de descompensação cardíaca, do que o grupo com pressão sistólica mantida em 140.
Essa é uma evidência importante de que os níveis de pressão arterial abaixo das atuais recomendações são benéficos para o coração, disse o autor do estudo Elsayed Z. Soliman, ao contrário de estudos anteriores que haviam indicado resultados similares.