“Pré-condicionamento” antes da cirurgia acelera a recuperação
Este é um trabalho muito bom, que vale a pena ser divulgado, e nos informa que preparar se fisicamente antes de uma cirurgia tem muitos pontos positivos.
Os resultados foram publicados na “Anesthesiology”.
O estudo, realizado na Universidade de McGill, incluiu 77 participantes. Deles, 38 participaram de um programa de “pré-habilitação” que durou em média 24,5 dias e incluía exercícios físicos, um programa individualizado de nutrição e uma consulta com um psicólogo para aprender exercícios de relaxamento e técnicas de respiração. Os outros 39 pacientes não receberam nenhum tratamento especial antes da intervenção. Após a cirurgia, todos os pacientes seguiram o mesmo programa padrão de reabilitação.
As condições dos participantes foi medida com o teste de caminhada (a distância percorrida pelo paciente em seis minutos). No início do estudo, não houve diferenças significativas – no grupo de pré-habilitação, a distância foi de 421 metros e, no grupo que participou apenas da reabilitação, a distância foi de 425 metros. Pouco tempo depois da cirurgia, o grupo de pré-habilitação andou mais 25,2 metros, enquanto o grupo que participou apenas da reabilitação andou menos 16,4 metros.
Oito semanas após a cirurgia, os pacientes no grupo de pré-habilitação andaram em média 23,2 metros mais do que no início do estudo. No grupo que participou apenas da reabilitação, a distância percorrida pelos pacientes declinou ainda mais – em seis meses, eles andaram 21,8 metros menos do que no início.
“O condicionamento pré-cirúrgico ajuda os pacientes a terem um papel ativo na sua própria recuperação. Acreditamos que instituir a pré-habilitação antes da cirurgia sempre que possível poderia melhorar a saúde e a recuperação e reduzir custos”, disse o autor principal Francesco Carli.