Prato colorido é um dos segredos da saúde.
Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Cada cor mostra as vitaminas e antioxidantes que são importantes para uma alimentação correta. E prato colorido é um dos segredo da da saúde.
Os alimentos que possuem a tonalidade de cor vermelha são ricos em licopeno. Esse nutriente garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxilia no combate ao colesterol.
Alimentos da cor roxa como berinjela, cebola roxa, repolho roxo, pimentão vermelho e rabanete. São fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Os amarelos contêm betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que, em excesso, podem levar ao câncer e apressam o envelhecimento. Além disso, os alimentos amarelos têm substâncias que ajudam no processo de cicatrização.
Já os alimentos brancos, são fontes de cálcio e potássio. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Entre esses alimentos estão à couve–flor, cebola, nabo, alho poró, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão.
Os mais comuns são os que possuem tonalidade verde escuro, esses alimentos são fonte de luteína e zeaxantina, antioxidantes chaves no combate a problemas de visão e saúde ocular em geral.
E por último, mas não menos importante, estão os alimentos marrons. São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicérides e a manter estável a glicose sanguínea. Existem estudos que mostram que os alimentos marrons têm substâncias que atuam também no combate à ansiedade e a depressão.
A variedade dos alimentos nos protegem contra canceres, doenças degenerativas e o envelhecimento. O seu conteúdo de fibras é fundamental para o bom funcionamento do intestino, aumentanod o bolo fecal e mantendo os gases e a humidade normal das fezes. Ajuda também ,diminuindo a velocidade de absorção dos nutrientes colaborando com a saciedade e colaborando para nos manter com menos peso.