Pneumonia danifica o coração
Tenho insistido com os pacientes maiores de 50 anos para que tomem a vacina contra pneumonia assim como a antigripal, que deve ser tomada todo ano, durante a campanha. O trabalho que relato abaixo vem reforçar esta conduta.
Contudo, isso poderia ser prevenido por uma vacina especifica que está sendo atualmente desenvolvida.
A cepa bacteriana Streptococcus pneumoniae, uma das principais causas de pneumonia, danifica o coração durante a infecção. As amostras de tecido de autopsia de camundongos, macacos rhesus e também de humanos revelaram que as bactérias deixam pequenas lesões no músculo cardíaco. As bactérias se difundem através das células de revestimento das artérias e veias nos vasos sanguíneos cardíacos e infectam o coração.
Outros estudos com primatas examinarão até que ponto essas lesões representam um risco de longo prazo e se elas comprometem ou não a função cardíaca mesmo após a infecção.
Entretanto, já existe uma vacina candidata que é capaz de interromper a transmissão da infecção para o coração e a toxina que mata as células cardíacas. Esta vacina em estudos animais, evitou o desenvolvimento de lesões.
Recentemente
Recentemente ( 2018) descobriu-se que quando o individuo morre de um acidente as placas de colesterol presentes no coração e no cérebro estão sem bactérias ou fungos.
No entanto quando a morte é decorrente de um infarto ou derrame as placas se encontram cheias de bactérias, fungos e vírus.
Este achado veio explicar porque qualquer vacina , por mobilizar nossos mecanismos imunológicos, diminuem as taxas de infartos e derrames.
Dr. Joffre 3885 5066