Petiscos de proteína diminuem o apetite nos adolescentes
Pequenos lanches ricos em proteína à tarde ajudam os adolescentes a reduzir o apetite pelo resto do dia e também diminui o consumo de petiscos não saudáveis. Esse tipo de lanche rápido, principalmente se for de produtos à base de soja, pode melhorar os hábitos alimentares de adolescentes e evitar que ganhem peso, escreveram pesquisadores americanos na revista “Journal of Nutrition”.
A equipe da Universidade do Missouri incluiu adolescentes do sexo feminino e masculino (13 a 19 anos) com peso normal ou sobrepeso no estudo. Eles avaliaram o quanto e quais tipos de lanches rápidos à tarde afetavam o apetite e o comportamento alimentar com o passar do dia, e se isso influenciava ou não o desempenho cognitivo e o humor.
O estudo mostrou que os participantes que comiam pudim de soja à tarde (com sabor chocolate-amendoim-caramelo) tinham menor probabilidade de comer petiscos não saudáveis no decorrer da tarde e sentiam menos fome. Além do mais, eles consumiam mais proteína e menos gordura ao longo do dia. E também, determinados aspectos do humor e funções cognitivas foram aprimorados.
“Refeições padrão tendem a ser deixadas de lado por jovens nessa idade – principalmente do meio da tarde até tarde da noite – e muitos petiscos convenientes de ‘abrir e comer’ têm alto teor de gordura e açúcar”, disse a líder do estudo Heather Leidy. Pequenos lanches ricos em proteína com soja constituem uma alternativa importante e barata, e também têm um efeito positivo em toda a dieta, resumiu ela.