Parto de natimorto aumenta o risco de diabetes tipo 2
O diabetes na gestação e parto de natimorto aumentam os riscos para a mãe
Mulheres que sofrem de diabetes durante a gravidez têm um risco significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2 ou doenças cardiovasculares alguns anos mais tarde. Pesquisadores italianos recentemente descobriram que a ocorrência de um parto de natimorto aumenta ainda mais esse risco. Os resultados foram apresentados no Encontro Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) em Viena, Áustria.
Os cientistas da Itália compararam dados de 3.851 mulheres com diabetes gestacional em relação a 11.553 mulheres sem diabetes gestacional. As participantes foram acompanhadas clinicamente por um período de 5,4 anos.
Durante o período de estudo, 2,1 em 1000 mulheres do grupo controle desenvolveram diabetes tipo 2 por ano. Nas mulheres com diabetes gestacional, a taxa de incidência cumulativa foi 22 vezes mais alta (54 em 1000 mulheres) e em mulheres com diabetes gestacional e que tiveram parto de natimorto, a taxa foi 47 vezes mais alta. Destas, 115 em 1000 mulheres desenvolveram diabetes por ano. Além disso, o risco de ocorrer eventos cardiovasculares foi maior mesmo nas que só apresentaram o diabetes gestacional e foi ainda maior quando havia ocorrido um parto com natimorto.
Mulheres que apresentem uma combinação dos dois fatores devem, portanto, se submeter a intensivo acompanhamento médico após a gestação e devem ser incentivadas a mudar o estilo de vida. O que preocupa é que muitas dessas mulheres que tiveram diabetes gestacional nem mesmo fazem um teste de tolerância à glicose pós-gestação e o que se recomenda é que é necessário aumentar a motivação para que elas participem de acompanhamento médico.