Para emagrecer não basta reduzir o consumo calórico. Não é o que parece!
O estudo foi feito com ratinhos em laboratório, e diferentes dietas. Algumas com um alto valor de proteínas, outras de carboidratos e outras de lipídio (mas todas com o mesmo valor calórico).
Esse estudo verificou que os ratinhos que ingeriram mais carboidratos viveram mais tempo do que aqueles que ingeriam muitas proteínas (medida pelo mTOR, uma proteína que regula o metabolismo corporal e o crescimento celular).
Além disso, as dietas mais ricas em proteínas demonstraram maiores níveis de colesterol, pressão arterial intolerância a glicose e menores níveis de HDL (o bom colesterol).
Claro que não podemos utilizar um estudo apenas como subsídio para afirmar que a proteína ou o carboidrato são vilões ou mocinhos, mas é um indicativo de que dietas restritivas ou modismos podem nos levar para um caminho errado. E que não adianta somente se preocupar com o valor calórico: o equilíbrio de macronutrientes também é importante para uma boa saúde e um emagrecimento efetivo. Por isso, nos procure se pretende uma dieta correta!
Marina Nogueira
Nutricionista Clínica e Esportiva