Pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?

Pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?

Nas mercearias, a seleção de pães se estende por um corredor inteiro. E entre essas ondas de âmbar de pães, bagels e pãezinhos são algumas opções são pães sem gluten. Costumam custar até duas vezes mais que seus equivalentes à base de trigo. Eles são uma escolha mais nutritiva?

Como costuma ser o caso com perguntas sobre nutrição, a resposta dependerá de sua situação individual. Segundo Jerlyn Jones, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética e nutricionista de  Atlanta.  Em outras palavras, para a maioria das pessoas, escolher um pão sem glúten em vez de um pão à base de trigo não é uma opção inerentemente mais nutritiva. E os pães sem glúten podem ser mais difíceis para a sua carteira, uma vez que costumam ser mais caros e têm uma vida útil mais curta.

O que é o gluten?

O glúten é uma proteína encontrada nos grãos de trigo, cevada e centeio.  No pão tradicional feito de farinha de trigo, o glúten forma uma rede de proteínas que torna a massa coesa e elástica e dá ao pão aquela textura extremamente satisfatória e mastigável.

Mas o glúten ou outros componentes do trigo podem causar problemas de saúde em alguns. Isto quer dizer que 1 por cento das pessoas em todo o mundo tem doença celíaca. É uma doença autoimune grave desencadeada pela ingestão de glúten. A proteína causa danos intestinais que podem prejudicar a absorção de nutrientes e levar a sintomas como diarreia, perda de peso, fadiga, anemia e bolhas e coceira  irritação na pele. A única maneira eficaz de controlar a doença celíaca é evitar o glúten estritamente e por toda a vida.

Há vantagem em comer sem gluten? É mais saudavel?

Para as pessoas com sensibilidades mais brandas relacionadas ao trigo, comer o grão não causa os danos intestinais encontrados na doença celíaca, mas pode causar desconforto gastrointestinal. Pode,també, causar sintomas como fadiga e dor de cabeça que geralmente desaparecem quando o trigo é evitado. Não está claro quantas pessoas têm essa condição, chamada de sensibilidade não celíaca ao trigo. Deve ser, no entanto, ser mais comum do que a doença celíaca.

Uma terceira condição, muito menos relacionada ao trigo comum, é a alergia ao trigo. Esta pode causar reações alérgicas como diarreia, vômito, inchaço facial ou dificuldade para respirar minutos a horas após comer trigo.

Em outras palavras, se você tem doença celíaca, sensibilidade ao trigo ou alergia ao trigo, escolher um pão sem glúten é claramente a melhor escolha. Mas em uma pesquisa de 2017 com 1.000 pessoas nos Estados Unidos e Canadá que compraram mantimentos sem glúten – conduzida pelo fornecedor de ingredientes para alimentos e bebidas: – 46 por cento disseram que compraram esses produtos por outros motivos que não uma condição médica. Entre suas principais motivações: querer reduzir a inflamação ou consumir menos ingredientes artificiais, acreditar que produtos sem glúten são mais saudáveis ​​ou mais naturais e pensar que tais produtos ajudariam na perda de peso.

No entanto, nenhuma dessas crenças é verdadeira, disse Anne R. Lee, uma nutricionista e professora assistente de medicina nutricional no Centro de Doença Celíaca do Centro Médico da Universidade de Columbia.  “Normalmente, os produtos sem glúten têm mais gordura, mais açúcar, mais sal e menos fibras e vitaminas B e ferro”, disse ela.

Fazer pão sem glúten é um desafio tecnológico, e

O pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?
O pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?

os fabricantes tendem a confiar em ingredientes como arroz refinado, batata ou farinhas de tapioca, que contêm muito menos proteínas e fibras do que as farinhas de trigo, disse Lee. A maioria das farinhas de trigo refinadas usadas nos Estados Unidos são enriquecidas com ferro e vitaminas B, ácido fólico, niacina, riboflavina e tiamina, enquanto as farinhas usadas em produtos sem glúten geralmente não contêm esses nutrientes adicionados.

Como Fazer um pão sem gluten?

Os fabricantes de pães sem glúten também costumam adicionar açúcar, gordura e sal a seus produtos para torná-los mais saborosos, disse Lee.

E em parte porque os pães sem glúten tendem a conter mais água, gordura e amido refinado do que os pães à base de trigo, eles estragam e envelhecem mais rapidamente.

Por essas razões, ficar sem glúten nem sempre é a melhor escolha. “Se você acha que tem intolerância ao glúten, antes de retirá-lo de sua dieta, consulte um gastroenterologista ou nutrólogo e realmente faça o teste apropriado”, disse o Dr. Lee.

O pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?

Também há qualidade de vida a se considerar. Restringir sua dieta pode deixá-lo mais ansioso em situações sociais ou mais relutante em experimentar alimentos caseiros nas refeições familiares, disse Jones. O alimento “não é apenas combustível para nossos corpos, mas também nos dá prazer. Você não quer perder a diversão, principalmente nos dias de hoje ”, acrescentou ela, referindo-se a quem evita o glúten sem motivo médico.

Os especialistas dizem que há distinções importantes a serem lembradas ao se optar pelo pão sem gluten.Pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?

Para seus pacientes que precisam eliminar o glúten, a Dra. Lee recomenda focar menos em produtos sem glúten embalados e mais em alimentos inteiros como frutas, vegetais, feijão e grãos inteiros sem glúten e sementes como amaranto, trigo sarraceno, quinoa, teff e painço.  “Se você fizer uma dieta sem glúten em que está usando alimentos que são naturalmente sem glúten, como todos esses grãos maravilhosos, sua dieta pode ser incrivelmente saudável”, disse ela.

O pão sem glúten é mais saudável do que o pão normal?

Mas se você está com vontade de comer um sanduíche, vai precisar de pão. A boa notícia é que os produtos sem glúten melhoraram – “eles estão melhores do que eram há cinco anos”, disse o Dr. Lee. Muitos fabricantes começaram a incluir mais grãos integrais sem glúten em seus produtos, o que pode aumentar as fibras, proteínas e algumas vitaminas e minerais. Assim como os pães à base de trigo podem variar amplamente em qualidade nutricional, de pão branco altamente processado a pães integrais, o mesmo agora é verdadeiro para opções sem glúten.

Para identificar melhores pães sem glúten, o Dr. Lee recomendou comparar seus rótulos nutricionais com os de pães de trigo integral.  Verifique se há níveis semelhantes de fibra e proteína e açúcar mínimo adicionado, e procure um pão com grãos inteiros entre os primeiros ingredientes, que estão listados em ordem decrescente de peso, de forma que o primeiro ingrediente esteja sempre presente em maior quantidade. “Se seus primeiros ingredientes forem água e amido de tapioca, coloque o pão de volta na prateleira”, disse Lee.

Este artigo foi retirado do Instagram:@dr.albertodiasfilho

EndoNews: Lifelong Learning

Dr. Joffre Nogueira filho 3885 5066

Al Lorena,638 cj91

www.drjoffre.com.br

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

Receba artigos em sua caixa postal!

Esteja atualizado toda vez que publicarmos um novo artigo 😎

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH