Osteoporose
A osteoporose acomete um número alarmante de brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose e cerca de 200 mil morrem por ano no Brasil devido às complicações da doença. Dentre as vítimas, as mulheres representam a maioria: uma em cada três mulheres com mais de 50 anos sofre de osteoporose. E a menopausa vem como fator agravante do problema.
A constituição do osso funciona da seguinte maneira: até os 20 anos 90% do esqueleto está pronto. Dos 35 aos 45 anos, em média, não há grandes perdas ósseas. Depois dos 45 anos, a mulher diminui a produção do hormônio que protege os ossos. Desta forma, faz com que eles fiquem mais porosos e suscetíveis ao desgaste. Essa maior suscetibilidade ao desgaste ósseo é explicada pela deficiência estrogênica no período da menopausa, que aumenta a propensão da porosidade do osso. O processo de osteoporose se dá da seguinte forma; se a pessoa não faz exercício físico, se alimenta mal e não toma sol para adquirir vitamina D, o osso vai parando de ser nutrido e com isso não há regeneração celular. O osso vai ficando fino e poroso, pois está perdendo massa óssea.
É importante fazer o exame de Densitometria óssea que vai verificar a situação de densidade mineral óssea da coluna lombar, a região proximal do fêmur e do terço distal do rádio.
Para a prevenção desta doença é necessário exercícios suaves para equilíbrio e fortalecimento da musculatura, nutrição adequada com dieta rica em cálcio, evitar quedas, parar de fumar, não beber excessivamente, consumir moderadamente café e sal.
Dra. Flavia Nogueira de Leoni
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho