OBESIDADE E DIETAS
Não existe uma dieta perfeita que funcione para todos os pacientes. Os estudos mais recentes demonstram que há variações de metabolismo e de constituição que diferem entre os organismos.
Ao tentar perder peso acreditamos que a solução está na dieta. Mas isto não é verdade. este trabalho recente mostrou respostas extremamente diferentes para um grupo grande homogeneo e com a mesma dieta.
Portanto a resposta depende, demais do nosso organismo , mais do que do tipo de dieta.
OBESIDADE E DIETAS As pessoas respondem a ingestão de alimentos de forma muito diferentes.
Estudo realizado em Londres, nesta semana, comparou os efeitos da genética, dos microrganismos intestinais, do estilo de vida e do metabolismo em mais de 1100 pessoas. Entre eles vários gêmeos idênticos. Todos foram alimentados por duas semanas com refeições idênticas.
OBESIDADE E DIETAS Houve variações na glicemia, nos triglicerídeos, insulina e gorduras no sangue. apesar da dieta ser a mesma par todos os integrante da experiência.
As pessoas que apresentam picos mais altos de triglicerídeos e glicemias após as refeições tem uma propensão maior a ganhar peso. Estes mesmos marcadores também indicam maior risco de desenvolver-se doenças cardiovasculares.
Forma estudados também o ritmo do sono, as bactérias intestinais, fome e padrão de atividade física.
As diferenças entre os indivíduos aconteceram também entre os gêmeos idênticos mostrando, que a genética é menos importante do que o que se achava.
Fatores mais importantes, como a a genética, foram observados: a população de bactérias intestinais, horários das refeições, dá atividade física e do sono.
E por fim as diferenças entre os participantes chegaram, por incrível que pareça, há ser ate 10 vezes maior que em outro indivíduo. com a mesma dieta., Provando, portanto que osso organismo aproveita muito diferentemente os mesmos alimentos.
Dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066