Obesidade e depressão
Há uma forte relação entre obesidade e depressão . Depressão e obesidade é uma combinação que pode causar muitos problemas de saúde. Mas qual é a relação entre elas?
Terei prazer em responder as questões que persistirem após a leitura deste artigo, pelo e-mail: dr.joffre@uol.com.br, pelo site e pelo Facebook.
O que é depressão ?
A depressão se caracteriza mais por uma falta de energia, falta de iniciativa ou seja uma falta de animo para realizar mesmo coisas agradáveis, do que pela tristeza. Entenda que se não ha disposição para fazer coisas gostosas menos ainda para se tratar, fazer ginastica, dieta,etc
Qual a relação entre a depressão e a obesidade ?
É a obesidade que causa depressão ou a depressão causa obesidade? A resposta é que tanto uma como a outra acontecem e estão intimamente relacionadas.
Vejamos agora tudo o que essas duas doenças podem fazer e os problemas que elas trazem quando agem de forma concomitante no nosso organismo.
Como a depressão pode levar à obesidade?
É muito comum as pessoas pensarem que o fato de o depressivo estar triste faz com que ele coma mais. Os motivos que levam uma pessoa depressiva a engordar vão muito além disso.
O mecanismo desencadeado que faz com que o depressivo engorde tem a ver com os neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina. Essas substâncias estão em menor quantidade no cérebro de um depressivo, e isso faz ganhar peso facilmente.
Também há outros motivos, como o uso de medicamentos para tratar a depressão, que acabam por favorecer o ganho de peso.
Pessoas que têm depressão até conseguem emagrecer, mas voltam a ganhar peso por conta dos fatores citados. Elas encontram maior dificuldade de conseguir perda de peso.
Por isso, o ideal é encontrar um profissional especializado, que trate a obesidade e a depressão como uma única causa.
Como a obesidade pode causar a depressão?
Segundo uma pesquisas já realizadas, pessoas classificadas como obesas apresentam risco 55% maior para desenvolver a depressão quando comparadas àquelas com peso adequado. Por que isso acontece?
Aqui também podemos encontrar uma resposta cerebral para esse problema. O estresse que uma pessoa obesa passa por causa dos quilos a mais acaba liberando substâncias no cérebro que podem desencadear um quadro depressivo.
Por exemplo, o cortisol, um hormônio liberado quando estamos estressados, pode alterar o funcionamento das nossas células de gordura. Ele acaba aumentando a sua capacidade de armazenamento, especialmente na região abdominal.
Outro problema é a presença da baixa autoestima, que é um gatilho para a depressão. Como, na nossa cultura, apenas o magro é considerado belo, quem está acima do peso acaba por entender que se encaixa no grupo oposto, se rotulando como feio.
Além do mais, alguns antidepressivos causam ganho de peso. A partir disso, é necessário muitas vezes substituir o medicamento.
Quais são os tratamentos para depressão e obesidade?
Vários profissionais podem ajudar. O psicólogo, por exemplo, é um deles. Fazer com que o lado emocional esteja bem para lidar com certos problemas é uma forma de sofrer menos com essas patologias.
O médico psiquiatra pode auxiliar, indicando caminhos para a o tratamento mais adequado da depressão. Medicações que aumentem os níveis de serotonina e dopamina acabam oferecendo maior disposição para a pessoa. O endocrinologista tem longa experincia em tratar obesods depressivos e normalmente conseguimos sucesso nesta tarefa..
Quero lembrar que tenho, conferidas pela AMB , as especialidades de endocrinologia, metabologia e nutrólogia.
Frequentemente o endocrinologista escolhe o medicamento que trata a depressão e diminui o peso. O nutrólogo também é outro especialista essencial, já que está apto a promover mudanças nos hábitos alimentares induzindo modificações na composição corporal.
Que tal compartilhar este post nas redes sociais? Várias pessoas sofrem com depressão e obesidade — você pode ajudá-las!
Dr. Joffre Nogueira filho – 11 3885 5066
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho
Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:
Whey protein baunilha