“Novidades” para perda de peso
Há – novidades para perder peso- vem de um rama da psicologia – A psicologia comportamental que tem dados, em outras palavras, grandes contribuições no manejo da perda de peso.
Transcrevo, o último programa desta especialidade.
Novidades” para perda de peso : O método Noom.
O método se baseia em objetivo claros e fáceis e que estão dando resultados. Temos utilizado em nossa clínica, sem prejuízo do método: Joffre Nogueira para perder e manter peso com um resultado interessantes.
A psicologia comportamental analisa comportamentos e fatores que nos fazem ganhar peso. A aplicação de técnicas simples promovem, contudo, além da perda de peso uma consciência de maior controle sobre os fatores que te engordam.
Baseias se em alguns pontos simples e efetivos:
Novidades” para perda de peso – pratica
Primeiro : estabelecer metas
O 1.A deles –e, é muito importante e consiste em estabelecer metas.
Isto cria, de fato, uma intenção que realmente motiva e promove mudanças de comportamento. A meta pode ser a perda de peso; pode ser ter uma melhor alimentação ou fazer, mais exercícios. Uma combinação de metas costuma, contudo, ser mais eficiente no quesito manter a peso. Por exemplo metas com mais de um objetivo mantem o paciente mais aderido ao proposito e mais animada por ver resultados mais rapidamente.
Estudos mostram que estabelecer metas mobiliza diversas partes da vontade e intenção, aumentando sobremaneira a sua chance de sucesso.
Não se sabe ainda se as pessoas respondem mais a metas ousada e quais se dão melhor com metas que impõem menor empenho. No entretanto a meta pode ser por exemplo: ser mais ativo do que era; ou seja andar todo dia dez quadras
1 B) Pensava-se que estabelecida uma meta -esforços deveriam se empreendidos para obtê-la, no prazo estipulado.
As pesquisas mais recentes mostram, no entanto que se, as metas são vagamente definidas, (ser mais ativo em vez de correr por dez minutos todos os dias) – em outras palavras podem ser tão eficazes quantos as metas mais restritivas ou que dependam de esforços maiores para serem compridos.
Metas submetidas há um grupo ou profissional de saúde são mais efetivas.
1 C) As metas mais desafiadoras e definidas em um grupo, ou com um profissional “cobrando” fazem perder mais peso. Assim sendo quando comparados aos que apresentavam propostas menos severas.
Auto monitoramento
2 .A ) Auto monitoramento comparados a metas mais modestas – É o método mais eficaz de perder peso. O auto monitoramento é o que dá mais resultado. Controlar a evolução de seu peso e simultaneamente medir qual o volume (quilos ou gramas) que você come, por dia. Juntamente com este procedimento vai te tornar mais consciente assimcomo o volume que você come (ou bebe) e a relação com a variação do seu peso. — sempre nos surpreende.
Pesar-se com frequência
3) os maiores sucesso na esfera da terapia comportamental são encontrados nos pacientes que se pesam mais frequentemente. Na maioria dos casos em nossa clinica sugerimos pesarem se duas vezes por semana em um mesmo horário. Com roupas que não faça diferenças na balança. — é importante que o paciente aprenda a comparar o peso do mesmo dia da semana anterior.
Assim o peso da segunda de manha deve ser comparado só na outra segunda de manhã; e o da quinta a tarde só com o peso obtido na quinta seguinte no mesmo horário.
Isto é o que prescrevo, mas tenho de confessar, que as maiores perda de peso ocorrem naqueles pacientes que se pesam quase todos os dias. Provavelmente por estarem mais preocupados e de uma certa forma ajustarem a alimentação ingerida pelos ultimo peso obtido,
Diário Alimentar
4) faz parte destas normas para nos ajudar a controlar o peso o “tão afamado diário alimentar”. Funciona bem, se bem feito, consiste em anotar diariamente tudo que se come, se belisque e beba.
Inicialmente era para fazer se não hora em que estava comendo —evolui(??) para se reportar a noite antes de dormir- evidentemente as anotações ficaram menos precisa e mais falhas.
Hoje o que se sugere é que você pode registar no começo do tratamento quando está perdendo peso. Voltar a fazer quando a perda de peso se estabiliza ou quando começa a ganhar peso.
5) os temores sobre este método é que poderia causar compulsão alimentar. Fenômeno que não ocorreu.
O auto monitoramento não funciona para muitas pessoas, mas há grande número que se beneficiam, com esta pratica,
Apoio Familiar
6) A terceira força neste processo é a pressão social. Ele cria um senso de responsabilidade. O apoio de familiares pode fazer toda a diferença e cabe ao profissional de saúde faze a família se engajar nesta difícil tarefa- deixando claro que estamos prevenindo varias outras comorbidades que irão impactar a saúde e a finança da família. Repelir fortemente o bullyings. E apoiar a paciente, mesmo em pequenas repostas e não só no quesito peso, mas nas atitudes correta que ela está tentando tomar.
Até quando?
7) finalmente a maioria destes programas tem resultado- não necessariamente até o peso pretendido, mas provocando mudanças que já fornecem ao paciente, mas disposição, auto estima e melhor qualidade vida. E isto pode ser suficiente para devolver a alegria e uma vida melhor ao paciente,. Deve ser este o objetivo pretendido
Devemos sempre apoiar a intenção dos pacientes que escolhem este caminho.
Se, no entanto, não ocorrem os resultados pretendidos, impõem-se uma consulta com um endocrinologista que seja também Nutrólogo. Há erros de conduta alimentar que possam estar ocorrendo e frustrando os objetivos. Existem também ações hormonais que podem comprometer o resultado.
São estas as razões para se consultar com um especialista se não obtiver resultados com estas técnicas comportamentais.
Dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066
Dr. Joffre nogueira 3885 5066
Facebook/c/clinica dr. Joffre nogueira
www.drjoffrre.com.br
youtube Clinica Dr. Joffre Nogueira