Netos tornam avós mentalmente preparadas
Netos protegem do Alzheimer ou outra doença cognitiva após a menopausa: tomar conta dos netos uma vez por semana ajuda as avós a manterem-se mentalmente aptas. Esse é o resultado de um estudo australiano publicado na revista científica “Menopause”.
O estudo faz parte do “Women’s Healthy Aging Project” e incluiu 186 mulheres australianas com 57 a 68 anos de idade, das quais, 120 eram avós. As participantes fizeram três testes diferentes de capacidade mental e relataram se tinham ou não a impressão de que seus filhos tinham sido particularmente exigentes no ano anterior. As mães que tomavam conta de seus netos uma vez por semana se saíram melhor em dois de três testes.
No entanto, as avós que tomavam conta dos netos cinco vezes por semana ou mais dias saíram-se significativamente pior em um dos testes que mediu a memória funcional e a velocidade de processamento mental. A explicação encontrada é que o beneficio de tomar conta dos netos se perde em parte quando a avó se acha exigida demais. Assim, o estado afetivo pode ser crítico para a variação dos resultados.