Mesmo pequeno ganho de peso aumenta a pressão arterial
Pequenos aumentos no peso corporal podem afetar a pressão arterial da pessoa. Isso foi demonstrado em um estudo dos EUA apresentado nas Associação Americana do Coração em São Francisco (Califórnia).
Os pesquisadores da Mayo Clinic realizaram um estudo de oito semanas em 16 pessoas de peso normal e idade entre 18 e 48 anos. Com o uso de um monitor de 24 horas, a pressão arterial dos participantes foi medida no início e no fim do estudo. Durante o período do estudo, eles consumiram de 400 a 1.200 calorias a mais por dia para atingir um ganho de peso de cinco por cento.
As pessoas que ganharam peso também demonstraram um aumento na pressão arterial sistólica de uma média de 114 mmHg para uma média de 118 mmHg. Se o aumento na gordura abdominal fosse maior, o aumento na pressão arterial também era mais acentuado. Contudo, o ganho médio de dois a cinco quilogramas não teve efeito sobre o colesterol, a glicemia e os níveis de insulina.
Isso é um achado importante, porque um ganho de peso de dois a três quilogramas pode ser normal para muitos durante feriados, o primeiro ano da faculdade ou até durante as férias, mas até alguns quilos a mais constituem um risco à saúde.