MENOPAUSA E A SÍNDROME GENITURINÁRIA
Neste Dia Mundial da Menopausa, 18 de outubro,/2023, a SBEM,( sociedade Brasileira de Endocrinologia), por meio do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT), ressalta um dos desafios enfrentados pelas mulheres durante essa fase de transição: a Síndrome Geniturinária.
A Síndrome Geniturinária é uma condição crônica, que se manifesta devido às mudanças nos tecidos da região íntima feminina. Isto ocorre em resposta à perda de hormônio feminino (estrogênio), durante o climatério e a menopausa. Estudos estimam que até 90% das mulheres manifestam algum sintoma dessa síndrome, mas alarmantemente, cerca de 70% delas não relatam seus sintomas aos médicos.
Síndrome Geniturinária sintomas.
Desat forma é necessario que o endocrinologisat pesquise na anaminese: ressecamento vaginal, dor genital durante a relação sexual, irritação genital, prurido vulvovaginal, desconforto e/ou dor aguda genital. Pode ainda apresentar corrimento vaginal anormal, sangramento após a relação sexual, urgência urinária, dor, queimação, ardência ou desconforto durante ou após urinar e infecções do trato urinário recorrentes.
O DEFAT reforça que esses sintomas impactam negativamente na função sexual e na qualidade de vida das mulheres. Desta forma, esse assunto deve ser abordado em todas as consultas de rotina, quebrando assim, tabus sobre o assunto. Por assim dizer este procedimento melhora a conscientização da população sobre esta síndrome.
O especialista em Endocrinologia e Metabologia
Em outras palavras o especialista em Endocrinologia e Metabologia possui papel fundamental neste cenário.Ele tem de fazer parte da equipe médica que assiste as mulheres no período de transição e da pós menopausa. O diagnóstico é clínico.Em alguns casos pode necessita a avaliação complementar ginecológica.
Todas as mulheres devem receber as orientações e os tratamentos adequados individuais. Estas abordagens podem envolver o uso de hidratantes vaginais, tratamentos hormonais sistêmicos ou vaginais.
Neste Dia Mundial da Menopausa, a mensagem da SBEMé que a Síndrome Geniturinária é uma condição comum. Tratável, e que todas as mulheres têm o direito de serem ouvidas e tratadas para melhorar o bem-estar durante essa fase da vida.
Dia Mundial da Menopausa e a Síndrome Geniturinária – SBEM
Neste Dia Mundial da Menopausa, 18 de outubro, a SBEM, por meio do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT), ressalta um dos desafios enfrentados pelas mulheres durante essa fase de transição: a Síndrome Geniturinária.