Maconha representa perigo para coração jovem
O consumo de maconha pode levar a complicações cardiovasculares, principalmente entre adultos jovens. Esta constatação foi respaldada por cientistas franceses em um estudo de revisão. Um artigo correspondente foi publicado no “Journal of the American Heart Association”. Assim, dois por cento das complicações causadas pela maconha são incidentes cardiovasculares.
Os pesquisadores analisaram dados de pessoas (1979) que foram hospitalizadas entre 2006 e 2010 na França devido a problemas após o uso de maconha. Segundo os autores, a maioria era do sexo masculino, com média de idade de 34,3 anos. Em 35 (ligeiramente menos do que 2%) dos pacientes, foram diagnosticadas complicações do sistema cardiovascular e vascular.
Dos 35 casos, vinte e dois estavam relacionadas com o coração, dos quais 20 foram ataques cardíacos. Em 10 pacientes, foram diagnosticadas doenças das artérias periféricas e dos membros, três delas no cérebro. De acordo com os dados, nove pacientes morreram. Entre 2006 e 2010, o número de complicações cardiovasculares triplicou, segundo a autora principal Émilie Jouanjus, da Universidade de Toulouse.
A pesquisadora observou também que o sistema francês de registro de relatos raramente era notificado sobre complicações de saúde decorrentes do uso de maconha. Em sua opinião, o 1,2 milhão de usuários regulares de maconha na França sugere um número maior. Relatos de doenças cardiovasculares relacionadas à maconha devem continuar a ser cuidadosamente observados, com intensificação de pesquisas nesta área, segundo a especialista.