Limpeza de pele
Uma limpeza de pele bem feita pode ser a garantia de um rosto renovado. Sim, pele lisinha, profundamente limpa e livre dos sinais de acne. O procedimento é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a cútis. Esse tipo de tratamento envolve alguns aspectos importantes, como a frequência com que deve ser realizado, quem pode fazer, que tipos de pele se beneficiam mais, e alguns cuidados cotidianos e pós-procedimento que favorecem e prolongam os resultados.
Quais são os principais benefícios da limpeza de pele?
A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade. Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne.
Em geral, indicamos a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo de renovação da pele.
Existe alguma contraindicação?
A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muitas espinhas.
Todos os tipos de pele se beneficiam com a limpeza de pele?
Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista, pois limpar a cútis não significa apenas tirar comedões (cravos) e acne, mas sim remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele.
A pele mais oleosa é portadora de mais cravos por isso o resultado é mais visível. A pele seca se beneficia com as hidratações, feitas com uma esfoliação prévia, para afinar a pele e facilitar a absorção dos hidratantes.
O que fazer para quem tem muitas espinhas?
O correto é realizar um tratamento secativo com uso de medicamentos tópicos e alguns tipos de Peeling.
O que se pode fazer em casa para necessitar menos da limpeza de pele?
A utilização diária de um creme noturno com poder esfoliante, como os que contêm ácido retinóico, glicólico ou salicílico, prescrito para a sua pele. Ou fazer algum tipo de esfoliação com sabonete abrasivo ou com bucha específica para o rosto, uma vez por semana, seguida de uma hidratação.
O uso de ácidos deve ser evitado logo após a limpeza de pele se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha, para que a irritação não piore.
É melhor evitar a limpeza de pele quando a pessoa se expõe ao sol?
Deve se evitar a limpeza de pele antes da pessoa se expor ao sol, pois, geralmente, acabamos esfoliando e afinando a pele junto com a limpeza e a cútis mais fina pode manchar com o sol, principalmente se ela estiver vermelha e irritada.
Gestantes podem fazer limpeza de pele?
Deve se evitar a limpeza de pele nas gestantes pelos ácidos usados e pelo risco de manchar a pele.
Acesse já – mais sobre beleza neste site : dermaroller, peeling , carboxiterapia, radiofrequência.