Impulsivos desenvolvem dependência alimentar mais fácil.
Pessoas impulsivas desenvolvem mais facilmente a dependência alimentar que podem levar a obesidade ou o sobrepeso e é licito trata-las antes que o mal se instale.
Cientistas da Universidade da Georgia em Atenas estudaram a impulsividade, o IMC e o grau de dependência alimentar de 233 indivíduos.
O estudo revelou que as pessoas impulsivas têm uma tendência maior de dependência alimentar do que as personalidades menos impulsivas.
A impulsividade não se relaciona diretamente com a obesidade, mas o comportamento impulsivo por levar à dependência de alimentos. Não surpreende, portanto, o fato de que este acabou sendo uma das forças motrizes por trás da obesidade nos participantes do estudo.
“A neurociência moderna nos ajudou a entender como substâncias como as drogas e o álcool cooptam áreas do cérebro que evoluíram para liberar dopamina e criam uma sensação de felicidade ou satisfação“, disse o autor principal, James MacKillop.
“Percebemos agora que certos tipos de alimentos também desencadeiam esses circuitos no cérebro e estabelecem bases para hábitos alimentares compulsivos que são semelhantes à dependência química”.
Isto vem explicando porque medicações para “transtornos do humor” como o topiramato e a zonisamida, sertralina e bupropiona tem mostrado efeitos tão bons. Estudos recentes tem mostrado o bom resultado em tratar mais intensamente as inadequações do humor e com correspondente perda e manutenção do peso. A nossa experiência nos mostra iguais resultados ao da literatura mundial.
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho