Idade, aprendizado de idiomas e o desenvolvimento cerebral
de acordo com um novo estudo conjunto das Universidades de Montreal e de Oxford publicado na revista científica “Brain and Language”.
O estudo examinou exames de imagem por RM de 66 homens e mulheres bilíngues e 22 monolíngues residentes em Montreal. O padrão de desenvolvimento cerebral foi semelhante quando uma ou duas línguas foram aprendidas desde o nascimento. Contudo, aprender um segundo idioma mais tarde na infância após alcançar proficiência no primeiro idioma (nativo) modificou a estrutura cerebral, especificamente o córtex frontal inferior do cérebro. O córtex frontal inferior esquerdo tornou-se mais espesso e o córtex frontal inferior direito, mais fino.
O estudo sugere que a tarefa de adquirir um segundo idioma após o início da infância estimula novos crescimentos neurais e conexões entre neurônios da mesma forma observada na aquisição de habilidades motoras complexas. “Quanto mais tarde na infância o segundo idioma for adquirido, maiores as alterações no córtex frontal inferior”, disse a autora principal, Denise Klein. “Nossos resultados fornecem evidências estruturais de que a idade de aquisição é crucial para estabelecer a estrutura para a aprendizagem de línguas”.