Homens inférteis morrem mais cedo
De acordo com um estudo nos EUA, problemas de fertilidade em homens estão associados a aumento do risco de morte. Quanto mais anormalidades são encontradas no sêmen, mais alta é a probabilidade de os homens afetados morrerem mais cedo, em comparação com homens com esperma normal. O estudo foi conduzido na Universidade de Stanford e foi apresentado na “Human Reproductions”.
O trabalho
Os pesquisadores analisaram dados de 12 mil homens (idade média 36,6 anos) que foram examinados em duas clínicas na Califórnia e Texas quanto à possível infertilidade. Com a ajuda de dados de previdência social e de outras fontes, os médicos acompanharam o desenvolvimento dos participantes por aproximadamente oito anos.
Descobriu-se que homens com sêmen anormal tinham um risco significativamente mais alto de morte prematura do que sujeitos saudáveis. Quando o esperma exibiu duas ou mais anormalidades, o risco de mortalidade até mesmo dobrou.
Este trabalho não identificou causas da morte e por ser um primeiro trabalho mostrando isto mais trabalhos deverão surgir para corroborar ou não este achado.
Dr. Joffre 3885 5066