Gorduras plasmáticas aumentam risco de reincidência de câncer de próstata
28/10/2014
Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos estão associados a um risco aumentado de recorrência da doença em homens que foram submetidos a cirurgia para câncer de próstata. O estudo, que foi conduzido por pesquisadores americanos, foi publicado na “Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention”.
Os avaliaram dados de 843 pacientes com câncer de próstata que haviam sido submetidos a uma prostatectomia radical e que nunca haviam tomado estatinas antes da cirurgia. O estudo mostrou que aqueles homens com níveis séricos de triglicerídeos a partir de 150 mg/dL tinham um risco 35 por cento maior de ter uma reincidência em comparação a pacientes com níveis normais. O risco de recorrência em sujeitos com perfil lipídico anormal aumentou em 9 por cento para cada aumento de 10 mg/dL acima de 200 mg/dL no colesterol no sangue. E, no caso de sujeitos com HDL anormal (abaixo de 40 mg/dL), o risco de recorrência diminuiu em 39 por cento para cada aumento de 10 mg/dL.
É importante entender as associações entre obesidade, colesterol e câncer de próstata, visto que os níveis de colesterol são prontamente modificáveis com dieta e/ou o uso de estatinas. Estes achados sugerem que a normalização, ou mesmo a normalização parcial, dos níveis séricos de lipídios em homens com dislipidemia pode reduzir o risco de recorrência do câncer de próstata.