Gordura induz sonolência, carboidratos alerta.
O estudo foi realizado com 31 pessoas saudáveis, não obesas, com idade de 18 a 65 anos, e que não exibiam problemas de sono. Eles passaram quatro noites consecutivas em um laboratório do sono e, então, foram submetidos a diversos testes de latência do sono. Além disso, eles receberam cinco refeições a fim de avaliar a nutrição.
O estudo demonstrou que a ingestão maior de gordura leva ao aumento da sonolência durante o dia, enquanto mais carboidratos foi ligado ao aumento do estado de alerta. A ingestão maior ou menor de proteínas não apresentou efeito sobre a sonolência ou alerta. Fatores como idade, gênero, IMC, duração do sono e ingestão calórica total não tiveram nenhum papel.
No mundo moderno, a sonolência durante o dia e a exaustão são generalizadas e crescentes, de acordo com o líder de um estudo Alexandros Vgontzas da Faculdade de Medicina da Penn State. “Parece que uma dieta rica em gorduras reduz o grau de alerta agudamente e isto pode ter um impacto sobre a capacidade de um indivíduo agir, bem como sobre a segurança pública”, ele alertou.