Função renal indica risco cardíaco
Função renal indica risco cardíaco
Faz anos que peço o exame de microalbuminúria para os pacientes por entender que este exame indica risco cardíaco. Está publicação recente vem corroborar minha preocupação.
Pesquisadores americanos chegaram à conclusão após realizar uma análise publicada na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology” de que a condição dos rins é tão confiável como marcador da saúde do coração quanto os testes tradicionais de pressão arterial ou níveis de colesterol.
Os cientistas analisaram 24 estudos com mais de 637 mil participantes sem histórico de doença cardiovascular. Resultados de testes sobre taxa de filtração glomerular (creatinina plasmática) e albuminúria em todos os sujeitos.
Os testes mostraram que tanto os níveis de TFG como de albuminúria eram indicadores independentes de doenças cardiovasculares de modo geral. Os resultados associados à insuficiência cardíaca e morte devido a ataque cardíaco e acidente vascular cerebral foram particularmente impressionantes. Aqui, a albuminúria mostrou ser o mais forte indicador. E até mesmo agiu melhor como poder preditivo de níveis de pressão arterial sistólica e de colesterol, e foi um fator de risco maior que o tabagismo.
Os autores sugerem que os profissionais de saúde passem a valorizar mais estes exames. Coisa que já faço há muitos anos.