Fumo – Cessação com apoio do parceiro

Fumo – Cessação com apoio do parceiro

o parceiro pode ajudar a parar
o parceiro pode ajudar a parar

Este é o resultado de um estudo conduzido pela Universidade de Zurique (Suíça).

No estudo, 99 casais heterossexuais “mistos” (fumante/não fumante) foram avaliados. Eles preencheram um questionário sobre seu comportamento e o apoio recebido do parceiro duas semanas e um mês após a cessação do hábito. Além disso, o sucesso da cessação foi confirmado por teste.

A avaliação revelou que o respaldo dado pelo parceiro não fumante aumentou a probabilidade de sucesso na cessação. Contudo, o fumante precisa ter desenvolvido a capacidade e competências individuais correspondentes para ajudá-lo a parar de fumar, disseram os autores.

Quanto maior a chamada autoeficácia da pessoa afetada e melhor o respaldo social através do parceiro, maior a chance de realmente parar de fumar. O respaldo pode envolver a lembrança pelo parceiro a “quem deseja parar de fumar” de seu objetivo, incentivando-o e oferecendo apoio em situações críticas.

O mesmo é verdadeiro nas estratégias de enfrentamento que lidam com a previsão de situações difíceis e o planejamento de como superá-las. Quanto mais o fumante planeja com cuidado e — por outro lado — quanto melhor é o respaldo social recebido pelo parceiro, maior a probabilidade de êxito na cessação do tabagismo.

No entanto, autoeficácia, estratégias de enfrentamento e respaldo social, por si só, não foram associados ao êxito na cessação do hábito, disseram os pesquisadores. O sucesso só foi alcançado através de uma combinação de habilidades individuais e respaldo social. Dos 99 fumantes, 34 pessoas (32%) disseram não ter fumado deste que pararam. As declarações foram confirmadas por teste bioquímico.

Creio que estas informações se aplicam ao tratamento da obesidade.

Receba artigos em sua caixa postal!

Esteja atualizado toda vez que publicarmos um novo artigo 😎

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH