Frutas – Nossas crianças consomem o suficiente?
Crianças europeias não consomem frutas e legumes o suficiente – este é o titulo chocante do resultado de um trabalho sueco recente.
As crianças da Europa estão consumindo muito poucas frutas e legumes, segundo um estudo publicado na “Public Health Nutrition”. De acordo com a pesquisa, menos de uma em cada quatro crianças consome a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde, OMS.
A OMS recomenda um consumo diário de pelo menos 400 gramas de frutas e legumes. Em média, crianças europeias em idade escolar comem entre 220 e 345 g de frutas e legumes por dia. A Noruega e a Bulgária têm os consumos diários médios mais altos, enquanto a Finlândia, o mais baixo.
Nem mesmo metade das crianças do estudo comem frutas todos os dias. O cenário fica um pouco melhor em relação aos legumes – 55 por cento adicionam legumes à alimentação diariamente, disse a pesquisadora líder, Agneta Yngve da Universidade Oerebro. As crianças, entretanto, consomem mais frutas do que legumes, presumidamente devido à fruta estar mais facilmente disponível, como um petisco, e por acharem as frutas mais saborosas. A maior quantidade de frutas é consumida pelas crianças na Noruega, seguida pela Bulgária e Grécia.
Este estudo transversal é a primeira parte do estudo intervencional Pro Greens. Os países implicados se mostraram preocupados em preparar material informativo para escolas.
E em nosso País em que não há estatísticas para avaliarmos este e outros desvios nutricionais. Frutas nossas crianças consomem o suficiente? Será que nossas crianças, pelo menos as oriundas das classes mais favorecidas, consomem o suficiente?