Exercícios diários reduzem risco de insuficiência cardíaca
Exercícios diários podem prevenir doenças cardíacas. Isto foi confirmado por um estudo sueco publicado na “Circulation Heart Failure”. Segundo o estudo, uma hora de exercícios moderados por dia diminui a probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca para praticamente a metade.
Os pesquisadores analisaram dados de 39.805 pessoas com idade entre 20 e 90 anos, sem insuficiência cardíaca, no início do estudo em 1997. Eles analisaram os dados das atividades realizadas, no total e nos horários de lazer, e fizeram uma associação com o desenvolvimento de insuficiência cardíaca no decorrer do estudo.
Em geral, foi mostrado que quanto mais ativa, for a pessoa, menor o risco de desenvolver uma cardiopatia. O grupo que mais se exercitava no período de lazer – uma hora de atividade moderada ou meia hora de atividade intensa por dia – apresentou um risco 46 por cento menor de insuficiência cardíaca.
Tanto homens quanto mulheres se beneficiam da atividade física, disse o coautor Andersen. “Não é preciso disputar uma maratona para se beneficiar da atividade física – até mesmo níveis relativamente baixos de atividade podem trazer um efeito positivo”, ele enfatizou.
Aqueles que apesar da atividade física desenvolveram insuficiência cardíaca mais velhos e estavam acima do peso e tinham história de infartos, diabetes, pressão alta ou colesterol alto. O que reforça a importância de se tratar estas patologias.