Exercício físico na adolescência preserva capacidade cognitiva na meia idade
Adultos jovens que correm ou participam de outras atividades de condicionamento cardiovascular podem preservar a capacidade de memória e raciocínio na meia idade (43 a 55 anos), de acordo com um estudo norte-americano publicado na revista científica “Neurology”.
Uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Minnesota conduziram um estudo de longo prazo entre 2.747 pessoas saudáveis com média de idade de 25 anos. No primeiro ano de estudo, os participantes foram submetidos a testes em esteira, de modo que a velocidade foi gradualmente aumentada até que eles não conseguissem continuar. A avaliação foi repetida 20 anos depois. Testes cognitivos feitos 25 anos depois do início do estudo mediram a memória verbal, a velocidade psicomotora (relação entre a capacidade de raciocínio e o movimento físico) e a função executora.
No primeiro teste, os participantes permaneceram em média 10 minutos na esteira. Vinte anos depois, o número caiu para uma média de 2,9 minutos. Para cada minuto adicional completado na esteira no primeiro teste, os participantes se lembraram de 0,12 mais palavras corretamente no teste de memória de 15 palavras e também alcançaram melhores resultados na velocidade do teste psicomotor, 25 anos mais tarde. As pessoas com uma redução menor do tempo na esteira depois de 20 anos tiveram uma probabilidade maior de melhores resultados no teste de função executora do que aqueles com reduções mais pronunciadas.
“As mudanças foram significativas e, embora modestas, foram maiores do que o efeito de envelhecimento em um ano. Outros estudos com indivíduos mais velhos revelaram que esses testes estão entre os principais prognósticos de desenvolvimento de demência no futuro”, disse o coautor David Jacobs. “Esse é mais um estudo importante que deve lembrar os adultos jovens do benefício das atividades de condicionamento cardiovascular, como corrida, natação, andar de bicicleta ou fazer aulas de aeróbica”. veja neste site