Exercício e medida da cintura
Vários trabalhos tem mostrado que pessoas de mesmo peso tem medidas de cinturas menores quando fazem qualquer atividade física. Esta menor circunferência da cintura revela que a atividade física ,mesmo moderada, diminuí a gordura que se localiza entre as vísceras e que é a maior responsável pelas mortes cardiovasculares.
O trabalho referido abaixo é só mais um trabalho constatando isto.
Exercício e medida da cintura- O International Journal of Obesity publicou resultado de um trabalho científico em que se verificou que a medida da cintura abdominal em indivíduos sedentários é muito maior quando comparada a pessoas de mesmo índice de obesidade, mas que fazem atividade física (30 a 60 minutos por dia).
Interessante é que qualquer atividade física diminui a medida da cintura. Foi visto também que pequena perda de peso proporciona boa
perda da gordura abdominal que é a mais prejudicial a saúde. Podemos não perder o suficiente para melhorarmos esteticamente mas há uma melhora em termos de saúde.
O trabalho enfatiza, ainda, que a soma da obesidade, gordura abdominal e sedentariedade aumentam muito os riscos para a saúde.
Quanto de exercício?
Aproveito a oportunidade para lembrar que apenas 150 minutos por semana de atividade física, tão simples como caminhar , já diminui o risco de infartos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais.
A atividade física tem seu efeito benéfico também em baixar a pressão e os níveis de colesterol.
Funciona, ainda, para nos proteger do diabetes e tudo isso com apenas 150 minutos de caminhada por semana. Convenhamos é muito pouco para tanto benefício.
E a obesidade?
Vários autores descrevem que a alimentação dos americanos de hoje é muito semelhante da de seus antepassados de há 50 anos atrás e a obesidade absurda que acomete estes nossos irmãos se deve ha uma sedentariedade muito maior pelas facilidades da modernidade.