Excesso de peso e infertilidade: qual a relação?
Excesso de peso e infertilidade: qual a relação? Tanto o excesso de peso, quanto a magreza excessiva podem causar problemas na fertilidade do casal alem de vários problemas de saúde e afetar a autoestima da pessoa. . Logo, excesso de peso e infertilidade são dois fatores que estão relacionados e é preciso ter atenção quanto a isso.
Veja também: https://conteudo.drjoffre.com.br/causas-nao-alimentares-obesidade
O acúmulo de gordura corporal pode propiciar desequilíbrios hormonais e problemas com a ovulação, o que leva à dificuldade para a mulher engravidar. Por isso, o excesso de tecido adiposo é considerado tóxico para o organismo e a gordura pode ser estocada, até mesmo, nos óvulos, afetando a sua qualidade.
Nos homens o excesso de peso altera a produção e ação dos hormônios masculinos podendo interferir na performance sexual e muitas vezes na quantidade e qualidade dos espermatozoides.
Neste post, vamos falar sobre como o excesso de peso pode causar a infertilidade, os problemas que podem ocorrer se a mulher engravidar mesmo estando acima do peso e como perder peso com saúde. Boa leitura!
Como o excesso de peso pode afetar a fertilidade?
Para saber se você está acima ou abaixo do peso ideal, é preciso fazer uma conta simples que vai medir o IMC. Quanto mais alto o índice, mais acima do peso ideal a pessoa está. Para calcular o seu IMC, basta dividir o seu peso em quilogramas pelo quadrado da sua altura em metros. Um IMC saudável está entre 18,5 e 24,9 e entre 25 e 29,9 é considerado excesso de peso.
É o excesso de peso ou a obesidade que podem afetar as chances de engravidar. O tecido adiposo produz substâncias que influenciam na boa comunicação entre as células do corpo. Com a comunicação dificultada, as regiões do cérebro responsáveis pela ovulação não são executadas corretamente.
Assim, o ciclo menstrual irregular reflete o controle desregulado do organismo sobre a ovulação e a mulher pode ter dificuldades para engravidar. As chances de abortamento também podem ser maiores.
Quais os problemas relacionados com excesso de peso na gravidez?
Se a mulher está acima do peso e engravida, podem ocorrer complicações na gestação e problemas de saúde para o bebê. Riscos associados com excesso de peso na gravidez incluem diabetes — que pode ser desenvolvido durante a gestação. Se a pessoa já possui a doença, é importante planejar a gravidez e se consultar com um endocrinologista.
Outro problema também são as infecções. Mulheres com o peso acima do ideal podem desenvolver infecções no trato urinário, além de riscos de infecção pós-parto. Por isso, é preciso ter um acompanhamento médico durante a gestação.
Como perder peso para engravidar?
O primeiro passo é consultar um médico especialista. Ele poderá realizar exames e explicará para a paciente sobre excesso de peso e infertilidade, esclarecendo melhor esses conceitos. O médico ajudará também em relação a maneiras de como promover uma gestação mais saudável. Além disso, ele vai prescrever um tratamento que deverá ser individualizado, pois cada caso é um caso.
É preciso também mudar os hábitos alimentares. Você deve incluir legumes, frutas e verduras na sua alimentação e diminuir o consumo de gordura e sódio. Beba bastante água ao longo do dia e pratique exercícios físicos regularmente. Uma boa dica é começar com a caminhada, no mínimo meia hora por dia, de 3 a 5 vezes por semana.
É importante lembrar que estar abaixo do peso também pode causar infertilidade na mulher. Isso pode causar desequilíbrios hormonais que afetarão a ovulação, dificultando a gravidez.
Se você pretende engravidar e tem quilos a perder, procure um endocrinologista. O médico saberá melhor quais cuidados você deve ter na hora de perder peso, além de explicar como você poderá ter uma gestação mais saudável e segura. Lembre-se de mudar os hábitos alimentares e faça exercícios físicos regularmente.
Gostou deste post sobre excesso de peso e infertilidade e quer ficar por dentro das novidades? Então, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, nosso conteúdo diretamente em seu e-mail!
Dr. Joffre 3885 5066