Estômago de obesos não informa quando está cheio
Estômago de obesos não informa quando está cheio – Infelizmente ainda há profissionais que acreditam que obesidade é falta de caráter e muitos acreditam que basta “força de vontade “ para perder peso. O trabalho a seguir mostra como há variáveis que dificultam a manutenção do peso perdido.
De acordo com uma pesquisa publicada no “International Journal of Obesity”, pesquisadores australianos descobriram que a capacidade do estômago de dizer quando ele está cheio é perdida entre os obesos e não volta ao normal quando eles perdem peso. Isso torna mais difícil manter o peso mais baixo após uma dieta.
“Isso significa que seria preciso comer mais para chegar ao mesmo grau de saciedade que um indivíduo saudável”, disse a pesquisadora principal, Amanda Page, da Universidade de Adelaide.
Uma razão para isso é que em condições normais, o hormônio leptina age para cessar a ingestão de alimentos. Contudo, no estômago da obesidade induzida por dietas altamente gordurosas, a leptina dessensibiliza ainda mais os nervos que detectam a saciedade.
Faltam ainda, pesquisas para determinar por quanto tempo o efeito se mantém, e se existe alguma forma – química ou outra – de fazer o estômago voltar ao normal.
Estômago de obesos não informa quando está cheio – Pela dificuldade universal de manter-se magro é que a cada dia aparecem mais medicamentos que ajudam estes pacientes a terem sucesso. Não se iluda obesidade é doença cronica e grave e tem de ser tratada por quem respeita a patologia e o paciente. Acreditar que basta força de vontade e intenção de emagrecer para resolver o problema é no mínimo ingenuidade.