A sociedade de hoje e o estilo de vida moderno contribuem para o surgimento e o agravamento de diversos malefícios para a saúde das pessoas. Ampliar os nossos conhecimentos é muito importante e é por isso que você precisa entender de uma vez a relação entre diabetes tipo 2 e obesidade.
Essa patologia vem afetando com uma frequência cada vez maior a sociedade e, pela falta de informação, não é raro que muita gente acaba aumentando os seus riscos em desenvolver essa doença. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o conteúdo a seguir:
Entenda de uma vez a relação entre diabetes tipo 2 e obesidade
O diabetes tipo 2
Como você já deve saber, existem tipos diferentes de diabetes. Enquanto o tipo 1 é aquele no qual o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um problema de ordem imunológica. Os nossos próprios anticorpos passam a atacar as células que produzem esse hormônio. Para prevenir se do tipo 1 é importante suplementar na primeira infância as crianças com vitamina D3 – pergunte ao seu pediatra.
O tipo 2 segue uma fisiologia distinta. Tem uma patologia que surge por conta de uma resistência nos órgãos-alvo à ação da insulina. A insulina passa a não funcionar da forma correta no nosso organismo. Há pouca eficiência na ação da insulina obrigando o organismo ha produzir uma quantidade maior deste hormônio. Esta quantidade aumentada da insulina promove aumento do triglicerídeos, da pressão arterial, e do acumulo de gordura na linha da cintura. Com o evoluir do problema leva a incapacidade do pâncreas a produzir toda insulina que necessita e ai se estabelece o diabetes.
Nesse contexto, uma boa dieta , exercício e a perda de peso podem ajudar a afastar esta terrível doença.
Obesidade e diabetes tipo 2
A obesidade e o diabetes tipo 2 têm uma relação estreita. As mesmas condições relacionadas ao excesso de peso são ser responsáveis pelo surgimento da resistência à insulina e, futuramente, dessa modalidade de diabetes. Esse é mais um motivo pelo qual não devemos descuidar do controle do peso e do acompanhamento médico especializado.
Isso ocorre porque, para que a glicose se transforme em energia, é indispensável que a insulina se ligue aos receptores que estão presentes nas membranas das células. Quando há um acúmulo de gordura, se cria uma deficiência na quantidade desses receptores, acarretando em resistência à insulina.
Fatores de risco para o Diabetes tipo 2
Obesidade
A relação entre diabetes tipo 2 e obesidade já é bastante conhecida, pois o excesso de peso é considerado o principal fator de risco para o desenvolvimento desse mal. O risco de ter essa patologia aumenta progressivamente a partir de um IMC que seja maior do que 25.
Esse item é tão importante que, dependendo do caso, algumas pessoas podem reverter o quadro e deixarem de ser diabéticas apenas emagrecendo. Mais de 90% dos diabéticos do tipo 2 estão obesos. Vale lembrar que o uso de medicamentos que aumentam os níveis de gordura, como corticoides, também pode ajudar a desencadear o mal.
Genética
A genética tem muita importância no surgimento do diabetes do tipo 2. Quem possui parentes que têm a doença, especialmente se forem de primeiro grau, terá um risco muito maior de também desenvolver a patologia. Vale um cuidado redobrado com o ganho de peso.
Idade avançada
A idade é outro fator importante. Quando uma pessoa está acima dos 45 anos, os riscos de desenvolver o problema aumentam. Em linhas gerais, isso ocorre porque há uma queda na massa muscular e um aumento na cordura corporal. Essas características contribuem para o surgimento do diabetes tipo 2.
E então, entendeu melhor qual é a relação entre diabetes tipo 2 e obesidade? Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!
Dr. Joffre 3885 5066