Ultrassom e vácuo combinada
Endermologia Ultrassônica – A revolução da Terapia Combinada
Ultrassom;
Endermologia;
Iontoforese;
Microcorrentes
O objetivo dessa terapia combinada é ativar o sistema circulatório realizando uma micro massagem ultrassônica atuando de forma reflexa nas estruturas abaixo da derme em um processo de sucção contínua.
Ação da Terapia Combinada:
Essa terapia combinada aumenta a produção de colágeno pelos fibroblastos e diminuição de líquidos nos casos de retenção hídrica.
Sua eficácia no tratamento da celulite ocorre pela atuação direta sobre o sistema circulatório, atuando pela energia ultras sônica, nas camadas mais profundas ao mesmo tempo em que se produz a aspiração, aumentando a permeabilidade da membrana celular e induzindo o aumento da atividade metabólica.
Essa terapia combinada faz com que os resultados sejam mais rápidos, mais eficazes e menos traumáticos.
O resultado é a diminuição da celulite e uma silhueta melhor definida. Atua na gordura localizada desencadeando um processo de descompactação e drenagem, tonificando e reafirmando os tecidos.
Indicações da Endermologia Ultrassônica:
1. Melhora na circulação sangüínea
2. Obesidade localizada
3. Celulite
4. Pré e pós-cirúrgico
5. Adiposidade
6. Aderências e Cicatrizes
7. Fibroses.
Conceitos de Aplicação e Efeitos Fisiológicos:
Ultrassom: – É uma forma de energia que consiste de vibrações de alta-freqüência, obtida aplicando-se tensão elétrica oscilante. Desta forma são geradas as ondas ultra-sônicas longitudinais que provocam oscilações nas partículas no meio onde se propagam.
As ondas ultra-sônicas produzem um efeito mecânico que promove uma série de pressões e descompressões levando a um movimento oscilatório entre as partículas intra e extra celulares.
Efeito Térmico: a energia mecânica absorvida pelos tecidos pode transformar-se em energia térmica, tendo como resultado a produção de calor.
Efeito Químico: o ultra-som pode produzir efeitos tais como hidrólise, cristalização de soluções supersaturadas, oxidação e a despolimerização de polímeros de cadeias longas.
Endermologia / Vácuoterapia:
O aparelho utiliza o ar para aspiração e compressão rítmica controlada, possuindo um cabeçote de trabalho com roletes móveis, que permite estirar os tecidos e realizar a endermologia. Pode-se trabalhar também a vacuoterapia.
No fibroedema ginóide crônico ocorre uma alteração do colágeno, que favorece a fibroesclerose dos septos conjuntivos interlobulares. Portanto, uma outra função do procedimento é melhorar a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas do distúrbio, suavizando o aspecto acolchoado da pele. (GUIRRO E GUIRRO, 2002).
Tanto a vacuoterapia isolada quanto a associação com o rolamento podem ser benéficas nas sequelas cirúrgicas do fibro edema ginoide, como, por exemplo, a fibrose pós-lipoaspiração ou subcisão (GUIRRO E GUIRRO, 2002).
Objetivos:
- Favorece o aumento da circulação: com atuação sobre o sistema circulatório, a endermologia atua aumentando a microcirculação. Desta forma, ajuda também a eliminar gases através da pele. Mobiliza sangue dos capilares cutâneos, melhora o trofismo do vaso e favorece a alimentação celular.
- Favorece o aumento da atividade linfática: quando usado, respeitando-se a fisiologia do sistema linfático, permite que o sangue e a linfa circulem com mais facilidade. Restabelece o equilíbrio hídrico dos tecidos e subsequentemente a eliminação de toxinas.
- Relaxamento: por ação da sucção ocorre um massageamento.
- Estimulação: utiliza a ritmicidade compressivo-aspirativa do aparelho, com a finalidade de estimular o fibroblasto, estando indicada nas lipodistrofias em geral e após lipoplastias, lipoaspirações e lipoesculturas. Melhora o trofismo e reestruturação do tecido conjuntivo, o alongamento das fibras do tecido melhoram inclusive o contorno corporal.
- Tonificação: alterna ritmicidade e aspiração com finalidade de recuperação da hipotrofia cutânea.
Finalidades de Uso:
Modelagem corporal;
- Favorece a ativação da circulação sanguínea e linfática;
- Relaxamento muscular;
- Estimulação do fibroblasto;
- Eliminação de edemas.
Iontoforese
É um modo capaz de gerar uma corrente galvânica (direta), unidirecional, constante e de baixa amperagem e voltagem, possui distinta polaridade (pólo positivo e pólo negativo) e devido a este fator os elétrons se deslocam em um único sentido. De acordo com estas particularidades da corrente galvânica é possível realizar a iontoforese nas camadas superficiais da derme (Robinson et al, 2001).
A iontoforese é capaz de introduzir substâncias iônicas ou polares, porque o movimento dos íons contidos na solução provoca um fluxo de líquido (Guirro, 2002). Este fluxo arrasta as moléculas que se encontram na proximidade destes íons atraído pelo pólo passivo e que consequentemente penetram superficialmente na pele. Já as moléculas que não se encontram na proximidade dos íons atraídos, permanecem nos seus lugares. Por esta razão é necessário que se inverta a polaridade na metade do tempo de aplicação, movimentando desta maneira todos os íons e arrastando a maior parte possível das moléculas não dissociadas. Antes de inverter, a intensidade deve ser diminuída para zero, para somente depois ser aumentada lentamente até atingir seu nível ideal, que podemos definir como a intensidade suficiente para que seja percebida pelo usuário e/ou paciente e ao mesmo tempo que não provoque nenhum incômodo e nenhuma irritação na pele.
Efeito Joule: O aumento da temperatura, produzida pela corrente galvânica por sua passagem pelos tecidos orgânicos, é pouco apreciável, porém suficiente para contribuir na instauração de uma vasodilatação, com um aumento de fluxo sangüíneo na área.
Efeito Eletrolítico: O campo elétrico gerado pela corrente galvânica induz um movimento iônico que traz consigo modificações na polaridade da membrana celular.
Os objetivos da corrente galvânica incluem:
Ø Iontoforese;
- Ø Ativação da circulação sangüínea periférica;
- Ø Termo ativação;
- Ø Aumento da permeabilidade cutânea celular.
Finalidades de Uso:
Ø Favorece a hidratação da pele;
- Ø Favorece a penetração de substâncias com propriedades específicas;
- Ø Ativa a circulação sangüínea e linfática.
Microcorrentes
É qualquer corrente cuja a intensidade se encontre na faixa de micro-ampére.
Portanto existem infinitas microcorrentes, mas nem toda microcorrente produz efeito fisiológico.
Existem algumas microcorrentes que produzem efeitos fisiológicos, são as microcorrentes alternadas e moduladas com características especiais:
- Ø Freqüência portadora fixa em 100.000 Hz para entrar em ressonância com os íons da bomba sódio-potássio.
- Ø Freqüência moduladora ajustável entre 5Hz e 900Hz, para que o aumento do estado vibratório da membrana, como conseqüência do acionamento da bomba sódio-potássio, não provoque ruptura da mesma.
- Ø Baixa intensidade para que a micro corrente se concentre na derme.
- Ø É sub-sensorial. ¨Não ocorre percepção de sensibilidade durante a estimulação¨ (Wood, 1992) .
Objetivos:
- Ø Aumenta o estado vibratório da membrana do fibroblasto;
- Ø Aumenta a permeabilidade da membrana celular;
- Ø Aumenta o transporte de aminoácidos de 30 a 40% (Cheng, 1982);
- Ø Aumenta a produção de ATP de 300 a 500%;
- Ø Aumenta a síntese de proteínas em 40% ;
- Ø Aumenta a captação de oxigênio local.
Finalidades de Uso:
- Ø Cicatrização de ulcerações (crônicas);
- Ø Queimaduras;
- Diminuição da dor;
- Ø Flacidez dérmica (revitalização do tecido cutâneo, acelera a função dos fibroblastos quanto à síntese de fibras colágenas, elásticas e reticulares;
- Ø Estrias (melhora o arranjo das fibras de colágeno);
- Ø Pós-operatório de cirurgia plástica (diminui o processo inflamatório, edematoso e auxilia na cicatrização);
Esta microcorrente foi projetada com variações de frequências cujos valores podem ser de 10hz a 800hz, o que garante a eficácia e segurança da aplicação desta corrente em peles de qualquer tipo e idade.
Temos na clinica excelente aparelhagem para lhe dar todos este beneficios da tecnologia.