Emagrecimento: medicação ou exercícios ?
Medicamentos antiobesidade baseados em hormônios intestinais ( ozempic e monjaro) têm avançado no controle de peso e a saúde metabólica.
O desafio no tratamento da obesidade é a manutenção a longo prazo da perda de peso.
Há sempre uma forte recuperação do peso após o término de uma intervenção.
Os agonistas do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP1) (como o ozempic) e os Co agonistas (GIP) e do receptor GLP1 (como o monjaro), têm se mostrado eficazes na redução considerável do peso corporal.
No entanto os estudos com estas medicações mostraram que a descontinuação do tratamento leva à recuperação parcial do peso.
A combinação de terapia farmacológica e exercício potencializa a manutenção da perda de peso saudável de forma mais eficaz do que qualquer um dos tratamentos isoladamente em pessoas com obesidade, com ou sem Diabetes tipo2.
Além de reduzir o peso corporal, estes medicamentos demonstraram reduzir o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte por doenças cardiovasculares. Também reduzem o acúmulo de colesterol nas placas em adultos com obesidade e Diabetes tipo2.
Em outras palavras é importante destacar que o treinamento físico agudo e crônico também induzi melhorias no sistema cardiorrespiratória e na saúde vascular.
Essas intervenções terapêuticas contra a obesidade baseadas nestes hormônios, quando complementadas com exercícios físicos, melhoram o metabolismo da glicose protegendo ainda mais de aparecer o diabetes.
As alterações metabólicas proporcionada pelo exercício são semelhantes e reforçam as produzidas pela medicação
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho