Dor lombar na gestação
A dor nas costas durante a gestação ou após o parto é uma queixa bastante comum. Estima-se que entre 50-80% das mulheres grávidas apresentarão algum tipo de dor lombar. O período em que ocorre com mais frequência é do quinto ao sétimo mês de gestação, porém pode iniciar-se já a partir da oitava semana.
Durante a gestação, ocorre uma verdadeira transformação no corpo da mulher, uma espécie de preparação para o momento do parto. Hormônios como a Relaxina e o Estrógeno, provocam uma maior frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia.
Alterações na postura durante a gestação auxiliam na manutenção da posição ereta enquanto o crescimento do feto e o aumento do útero provocam um aumento do peso da mulher (quase 1/5 de acréscimo no peso) e afetam o equilíbrio do corpo. O aumento do peso é concentrado inicialmente na barriga e os músculos abdominais vão perdendo o seu tônus pela distensão do útero que cresce. Isto acarreta um aumento na lordose lombar e uma sobrecarga na porção inferior da coluna.
Nada disso parece muito animador. A única boa notícia é que a dor nas costas não afeta a saúde do bebê.
Um dos fatores que diminui este “efeito colateral da gravidez” é estar na melhor forma física possível antes de engravidar. Se você já está grávida, não é tarde demais para melhorar seu condicionamento físico. Fazer atividades físicas moderadas com frequência, manter uma boa postura, evitar levantar peso e seguir algumas orientações simples para cuidar das costas podem prevenir ou retardar o surgimento de dor.
Se você fica muito tempo sentada, procure manter a coluna bem reta. Um dos jeitos de fazer isso é apoiar os pés num banquinho, e usar um rolinho ou uma almofada na base da coluna. Levante-se e dê uma caminhada de tempos em tempos.
Dra. Flávia Nogueira de Leoni