Doença com excesso de gordura no fígado aumentou no país

Doença com excesso de gordura no fígado aumentou no país

A condição não é sintomática e o paciente não sente nenhum incômodo

22/05/2015

Segundo dados do Ministério da Saúde, 52,2% da população adulta do Brasil tem excesso de peso. Há nove anos, a taxa era de 43% – o que representa aumento de 23% na população acima do peso.

Gordura no fígado não é sintomático e o paciente não sente nenhum incômodo. Entre as mulheres, costuma ser diagnosticado quando fazem o exame periódico e o ginecologista pede ultrassom abdominal. Nos homens, quando as enzimas do fígado aparecem alteradas em exames de sangue feitos em check-ups. Para acabar com a gordura acumulada no fígado se prescreve alimentação adequada e exercícios.

É preciso conscientizar as pessoas de que o sobrepeso não é problema de ordem estética. É questão de saúde, que pode impactar muito seriamente a qualidade de vida. Dos pacientes com gordura no fígado, entre 10% e 15% desenvolverão a inflamação crônica em 10 anos. Desses, nos 10 anos seguintes, 20% terão cirrose.

Atualmente, as principais causas de transplante de fígado são a cirrose provocada pelas hepatites B e C, com 30% dos casos, e cirrose alcoólica, 20%.

As novas drogas que estão para ser aprovadas para o tratamento da hepatite C resolverão a questão da fila de transplantes. Os pacientes com cirrose por esteatose se tornarão a maioria.

Em 2011, os transplantes por cirrose em decorrência da esteatose respondiam por 0,6% dos transplantes de fígado. Em 2014, houve aumento de 283%, chegando a 2,3% dos procedimentos.

https://www.drjoffre.com.br/novos-fatos-sobre-gordura-no-figado-esteatose-hepatica/

 

Doença com excesso de gordura no fígado aumentou no país
Doença com excesso de gordura no fígado aumentou no país

Receba artigos em sua caixa postal!

Esteja atualizado toda vez que publicarmos um novo artigo 😎

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH